As relações com o saber e a sociologia no ensino médio
dc.contributor.advisor | Anjos, José Carlos Gomes dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Thiago Batista | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-23T02:25:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/152994 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é um exercício de reflexão a respeito das relações de alunos do Ensino Médio público noturno com a disciplina escolar de sociologia. Inicialmente, é feita uma discussão sobre o papel emancipatório da sociologia no Ensino Médio colocado em questão pelas defesas feitas em favor de sua inclusão no currículo escolar. Posteriormente, este trabalho discute a disciplina de sociologia a partir de seu caráter relacional junto aos alunos e as potencialidades de se elaborar um conhecimento que correlacione, e não sobreponha, os saberes dos alunos e o saber disciplinar. Para tal, esta pesquisa utiliza, como base epistemológica, a perspectiva interacional de construção do saber e parte de uma análise sociológica que dá ênfase às experiências dos sujeitos. Analisam-se, a partir desse referencial, dois contextos em que os alunos se colocam em relação com a disciplina de sociologia e em que as práticas docentes se colocam como mediadoras dessa relação. | pt |
dc.description.abstract | This work is a reflection about the relations between public high school students who study in the night shift and Sociology as a school subject. Initially, it is discussed the emancipatory role of high school teaching of Sociology that was brought up by the defenses in favor of its inclusion on high school curriculum. The discussion then approaches Sociology in its relational character towards the students and the potentialities of creating conjoint knowledge that correlates the previous knowledge of the students and the disciplinary knowledge instead of one that overwhelms the first in favor of the latter. To this intent, this research has as epistemological basis the interactional perspective of knowledge building and sets a sociological analysis that emphasizes the experiences of the subjects. As from these theoretical references two different contexts are analyzed in which the students relate to high school Sociology and the docent practices become mediators of these relations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Knowledge | en |
dc.subject | Relation | en |
dc.subject | Saber | pt_BR |
dc.subject | Sociology | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | High School | en |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Subject | en |
dc.title | As relações com o saber e a sociologia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000940787 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Sociais (764)