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dc.contributor.advisorAnjos, José Carlos Gomes dospt_BR
dc.contributor.authorRocha, Thiago Batistapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T02:25:48Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152994pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é um exercício de reflexão a respeito das relações de alunos do Ensino Médio público noturno com a disciplina escolar de sociologia. Inicialmente, é feita uma discussão sobre o papel emancipatório da sociologia no Ensino Médio colocado em questão pelas defesas feitas em favor de sua inclusão no currículo escolar. Posteriormente, este trabalho discute a disciplina de sociologia a partir de seu caráter relacional junto aos alunos e as potencialidades de se elaborar um conhecimento que correlacione, e não sobreponha, os saberes dos alunos e o saber disciplinar. Para tal, esta pesquisa utiliza, como base epistemológica, a perspectiva interacional de construção do saber e parte de uma análise sociológica que dá ênfase às experiências dos sujeitos. Analisam-se, a partir desse referencial, dois contextos em que os alunos se colocam em relação com a disciplina de sociologia e em que as práticas docentes se colocam como mediadoras dessa relação.pt
dc.description.abstractThis work is a reflection about the relations between public high school students who study in the night shift and Sociology as a school subject. Initially, it is discussed the emancipatory role of high school teaching of Sociology that was brought up by the defenses in favor of its inclusion on high school curriculum. The discussion then approaches Sociology in its relational character towards the students and the potentialities of creating conjoint knowledge that correlates the previous knowledge of the students and the disciplinary knowledge instead of one that overwhelms the first in favor of the latter. To this intent, this research has as epistemological basis the interactional perspective of knowledge building and sets a sociological analysis that emphasizes the experiences of the subjects. As from these theoretical references two different contexts are analyzed in which the students relate to high school Sociology and the docent practices become mediators of these relations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectRelationen
dc.subjectSaberpt_BR
dc.subjectSociologyen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh Schoolen
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectSubjecten
dc.titleAs relações com o saber e a sociologia no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000940787pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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