Características do perfil profissional dos fonoaudiólogos no estado do Rio Grande do Sul
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Data
2013Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Objetivo: Investigar a percepção dos Fonoaudiólogos atuantes no estado do Rio Grande do Sul quanto ao perfil profissional da categoria e relacionar as percepções referidas às descrições disponíveis nos documentos oficiais da categoria. Métodos: Estudo transversal e descritivo. Foi enviado um questionário semi-estruturado via ferramenta virtual aos 2.060 fonoaudiólogos do estado, contendo questões socioeconômicas, de formação e de atuação profissional, e uma pergunta aberta sobre as característi ...
Objetivo: Investigar a percepção dos Fonoaudiólogos atuantes no estado do Rio Grande do Sul quanto ao perfil profissional da categoria e relacionar as percepções referidas às descrições disponíveis nos documentos oficiais da categoria. Métodos: Estudo transversal e descritivo. Foi enviado um questionário semi-estruturado via ferramenta virtual aos 2.060 fonoaudiólogos do estado, contendo questões socioeconômicas, de formação e de atuação profissional, e uma pergunta aberta sobre as características dos fonoaudiólogos deste estado, cujas respostas foram divididas em três blocos – Conhecimento, Habilidades e Atitudes, e comparadas ao que preconizam os documentos oficiais da categoria. Resultados: Obteve-se 195 retornos. A grande maioria dos participantes é do gênero feminino, jovem (média de idade de 33 anos e 6 meses), se graduou no estado do Rio Grande do Sul e reside na capital ou região metropolitana. Quanto às características, muitos profissionais apontaram a importância da formação básica e continuada (conhecimento). Houve discordância sobre perfil de atuação generalista ou especializado (habilidades) e levantou-se uma série de características pessoais, bem como a atuação pautada na ética e no humanismo (atitudes). Discussão: Algumas características levantadas pelos fonoaudiólogos estão descritas nos documentos oficiais da categoria. Porém, as mais citadas, e possivelmente as que mais geram discussão (como a atuação generalista ou especializada), são pouco abordadas. Apesar da divisão por blocos, percebe-se uma grande interrelação entre eles. Conclusão: Faz-se necessário pensar na reconstrução das competências relativas aos fonoaudiólogos, porém à luz das práticas e concepções destes próprios profissionais. Sendo assim, é importante a realização de pesquisas que abordem esta temática. ...
Abstract
Purpose: To investigate the perception of audiologists who work in the state of Rio Grande do Sul concerning to the professional profile of the category and relate these perceptions to the descriptions available in the official documents. Methods: A cross-sectional and descriptive study. A semi - structured questionnaire was sent via virtual tool to 2,060 speech therapists in the state. It contained questions about socioeconomic issues, training and professional experience, and an open question ...
Purpose: To investigate the perception of audiologists who work in the state of Rio Grande do Sul concerning to the professional profile of the category and relate these perceptions to the descriptions available in the official documents. Methods: A cross-sectional and descriptive study. A semi - structured questionnaire was sent via virtual tool to 2,060 speech therapists in the state. It contained questions about socioeconomic issues, training and professional experience, and an open question about the characteristics of speech pathologists in this state, whose responses were divided into three blocks - Knowledge, Skills and Attitudes, and then compared to what official documents endorse to the category. Results: It was obtained 195 returns. The vast majority of participants are young females (33 years and 6 months old in average), graduated in the state of Rio Grande do Sul and residing in the capital or metropolitan area. As for features, many professionals have pointed out the importance of basic and continuing training (knowledge). There was some disagreement on generalist or specialist profile performance (skills) and a number of personal characteristics and performance based on ethics and humanism (attitudes) were addressed as well. Discussion: Some of the features raised by audiologists are described in the official documents. However, the most cited and possibly the ones which generate more discussion (such as acting as general or specialist professional), are poorly addressed. Despite the division in blocks, there is a great interplay between them. Conclusion: it is necessary to think about the reconstruction of competencies relating to speech therapists, but in the light of the practices and ideas of these professionals themselves. Therefore, it is important to conduct some research which addresses this issue. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Faculdade de Odontologia. Curso de Fonoaudiologia.
Coleções
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TCC Fonoaudiologia (151)
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