Mostrar registro simples

dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.contributor.authorStoffels, Daniellept_BR
dc.contributor.authorBergamaschi, Isabela Polesipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alessandra Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorRados, Pantelis Varvakipt_BR
dc.date.accessioned2017-02-18T02:43:00Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0100-5502pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152740pt_BR
dc.description.abstractPesquisa exploratória documental de abordagem qualitativa cujo objetivo foi compreender como está se constituindo a formação do estudante de Odontologia em relação ao cuidado em saúde, a partir de uma atividade de ensino interdisciplinar ocorrida no segundo ano da formação do cirurgião-dentista. Foi realizado um levantamento retrospectivo do material produzido pelos estudantes do terceiro semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Seminário de Integração IV, de 2006 a 2013. O corpus de análise foi formado por relatos de acompanhamento de pacientes e narrativas. Foram analisados 95 relatos de casos de pacientes e 67 narrativas pelo método da análise temática de conteúdo de Bardin. A análise do material resultou em 17 unidades de significação/categorias emergentes. A inclusão das narrativas no Seminário de Integração como estratégia metodológica de ensino na saúde trouxe a qualificação dos relatos e aproximou os estudantes do ser humano a ser cuidado, passando por sua queixa principal, história de vida e subjetividades. Currículos inovadores e integrados na área da saúde devem ser acompanhados permanentemente com base na experiência concreta nesta e em outras instituições de educação superior do País.pt_BR
dc.description.abstractThis documentary exploratory research project with a qualitative approach aimed to understand how dental students are being trained in terms of healthcare, by means of an interdisciplinary teaching activity held in the second year of dental school. A retrospective survey was performed from the material produced by the students during the third semester of the dentistry course at the Federal University of Rio Grande do Sul, by means of the IV Integration Seminar held in 2006-2013. The analysis corpus consisted of reports featuring patient monitoring and narratives. We analyzed 95 patient case reports and 67 narratives using the thematic analysis method on Bardin content. Analysis of the material resulted in 17 meaning units/emerging categories. The inclusion of narratives in the Integration Seminar as a methodological strategy for health education facilitated the qualification of reports and brought students closer to the human beings under care, by means of exposing the students to the patients’ chief complaint, life history and subjective factors. The specific experiences of this study as well as those of other Brazilian educational institutions suggest that innovative and integrated curricula in the healthcare field must be implemented on a permanent basis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação médica. Rio de Janeiro. Vol. 40, n. 3 (jul./set. 2016), p. 487-496pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectCurriculos : Odontologiapt_BR
dc.subjectDental educationen
dc.subjectMedical educationen
dc.titleSeminário de integração como dispositivo pedagógico de inovação curricular no ensino da saúde : a percepção do estudante sobre o pacientept_BR
dc.title.alternativeIntegration seminars as pedagogical devices for curricular innovation in health education : student perceptions of patientsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001010004pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples