Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBorba, Mário Pereirapt_BR
dc.contributor.authorHennigen, Inespt_BR
dc.date.accessioned2017-02-18T02:42:39Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0102-7182pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152717pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo discutimos a importância da ambiência midiática e publicitária para a composição de sentidos em torno do corpo. Tal atividade simbólica evidencia-se enquanto um lugar privilegiado de construção do sujeito moderno, ao dispor seus traços significantes relacionados à corporeidade, em convidativas negociações dos limites na constituição, reativa, dos sentidos relacionados ao corpo: disposições que orientam os processos de subjetivação, em ciclos de caracterizações provisórias. Articulamos questões em torno da relação corpo/ discurso/subjetividade, tramando um diálogo entre pensadores oriundos de diferentes campos, partindo deste lugar ocupado pelo corpo como convocado para consumos, nas emanações sutis do discurso publicitário. Nesse sentido, refletimos sobre a dinâmica dos jogos de verdade, das técnicas de si contemporâneas, enquanto propõem a experiência de um cuidado e de uma liberdade de escolhas relacionados à segurança ontológica, muitas vezes em vista da coerência e aceitabilidade social.pt_BR
dc.description.abstractEn este articulo hablamos de la importancia de los medios y el ambiente de la publicidad para la composición de los sentidos del cuerpo. Dicha actividad simbólica aparece como un lugar privilegiado de la construcción del sujeto moderno, a tener sus rasgos significativos relacionados con la corporeidad , al invitar las negociaciones en los limites de la constitución, relativa, de los sentidos relacionados al cuerpo: las disposiciones aplicables para dar forma a los procesos de subjetividad en los ciclos de caracterizaciones provisionales. Cuestiones articuladas alrededor de la relación cuerpo/ discurso/subjetividad , trazando un diálogo entre pensadores de diferentes ámbitos , a partir de este lugar ocupado por el cuerpo como invitado para el consumo, en las emanaciones sutiles del discurso publicitario. En este sentido reflexionamos sobre la dinamica del juego de la verdad, y las tecnicas contemporaneas como propone la experiencia de la atención y la libertad de opciones relacionadas con la seguridad ontológica a menudo en vista de la coherencia y la aceptación social.es
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of media context and advertising for composition of meanings around the body. This symbolic activity shows up as a privileged place of modern subject construction by evidencing significant traits related to corporeality and limits in the reactive formation of meanings related to body: dispositions that guide processes of subjectivity in cycles of provisional characterizations. This paper articulates issues around body/discourse/subjectivity relation. We build a dialogue between thinkers of different fields to analyze the body’s role when it is invited to consume in subtle emanations of advertising discourse. In that sense, this paper reflects on the dynamics of truth games and contemporary techniques of self awareness, while proposing an experience of care and freedom of choice related to ontological security, often in view of coherence and social acceptability.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia & sociedade. São Paulo SP. Vol. 27, n. 2 (maio/ago. 2015), p. 246-255.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCuerpoes
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectConsumoes
dc.subjectCorpo humano : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectSubjetividadees
dc.subjectPublicidades
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectAdvertisingen
dc.titleComposições do corpo para consumos : uma reflexão interdisciplinar sobre subjetividadept_BR
dc.title.alternativeComposiciones del cuerpo para consumos : una reflexión interdisciplinaria sobre la subjetividades
dc.title.alternativeBody’s compositions for consumption : an interdisciplinary reflection about subjectivityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001011321pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples