Um lugar memorável : a Faculdade da Educação/UFRGS, entre afetos e trabalho (1970-2016)
Fecha
2016Otro título
A memorable place : the School of Education/UFRGS, between affection and work (1970-2016)
Materia
Resumo
O presente texto propõe-se a tematizar memórias referentes à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituição de ensino que, há mais de quatro décadas, é responsável pela formação de professores. A pesquisa se inscreve no campo da História da Educação, em suas interfaces com a História das Instituições Educativas. Privilegiaram-se narrativas de memória oral como documentos e, para além, notícias veiculadas pela imprensa de grande circulação, atas de reuniões, proj ...
O presente texto propõe-se a tematizar memórias referentes à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituição de ensino que, há mais de quatro décadas, é responsável pela formação de professores. A pesquisa se inscreve no campo da História da Educação, em suas interfaces com a História das Instituições Educativas. Privilegiaram-se narrativas de memória oral como documentos e, para além, notícias veiculadas pela imprensa de grande circulação, atas de reuniões, projetos de extensão que, articulados, compõem o corpus empírico desta investigação. Problematizou-se a década de 1980, analisando o processo de guinada empreendido na Faculdade, em suas interfaces com o contexto político vivido no país. ...
Abstract
The proposal of this paper is to addresses memories related to the School of Education of Universidade Federal do Rio Grande do Sul, an educational institution which is, for more than four decades, responsible for teacher training. The research falls within the field of History of Education in its interfaces with History of Educational Institutions. It highlights narratives of oral memory as documents and, in addition, press reports widely circulated, meeting minutes and outreaching projects wh ...
The proposal of this paper is to addresses memories related to the School of Education of Universidade Federal do Rio Grande do Sul, an educational institution which is, for more than four decades, responsible for teacher training. The research falls within the field of History of Education in its interfaces with History of Educational Institutions. It highlights narratives of oral memory as documents and, in addition, press reports widely circulated, meeting minutes and outreaching projects which, when articulated, make up the empirical corpus of this investigation. The 1980s were problematized by the analysis of the turning process undertaken at the School in its interface with the political context lived in the country. ...
En
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 41, nesp (dez. 2016), p. 1347-1370
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40021)Ciencias Humanas (6885)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License