Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBecker, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-15T02:27:25Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152653pt_BR
dc.description.abstractPela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, não da empírica; por ela, o sujeito retira dos objetos características de suas coordenações de ações, que previamente colocara neles. Ao retirar o oito da oitava peça de uma fileira do ábaco, o sujeito retira de fato o que ele colocara naquela peça. Se ele retirar o oito de diferentes peças do ábaco, dependendo de onde começou a contar, significa que o oito não está nelas; está na mente do sujeito. Além de caracterizála, mostra-se no texto o valor epistemológico, metodológico e educacional da abstração pseudoempírica.pt_BR
dc.description.abstractBy means of the reflecting abstraction, unlike the empirical abstraction, the subject builds cognitive abilities removing features of his coordination of actions. Piaget creates the pseudo-empirical abstraction as a form of the reflecting, not the empirical abstraction; by it, the subject withdraws from the objects the features of his coordination of actions, which he had previously placed on them. When removing the eight of the eighth part of an abacus row, the subject actually withdraws what he had put in that piece. If he takes the eight from different abacus parts, depending on where he began to count, it means that the eight is not in them; it is in the mind of the subject. In addition to characterizing it, it is shown in the text the epistemological, methodological and educational value of the pseudo-empirical abstraction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 371-393pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReflecting abstractionen
dc.subjectAbstraçãopt_BR
dc.subjectPseudo-empirical abstractionen
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectMetodologia da pesquisapt_BR
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectEducationen
dc.titleAbstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológicopt_BR
dc.title.alternativePseudo-empirical abstraction : epistemological meaning and methodological impacten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001012017pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples