Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReppold Filho, Alberto Reinaldopt_BR
dc.contributor.authorCavasini, Rodrigopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-08T02:23:39Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151422pt_BR
dc.description.abstractSão crescentes os números de iniciativas focadas na promoção da inclusão social por meio de atividades esportivas e educacionais, bem como de propostas direcionadas para a manutenção e melhoria da qualidade do meio ambiente. No Brasil o Programa Segundo Tempo é uma das iniciativas esportivas educacionais de maior expressividade, devido à abrangência e a aspectos organizacionais. O Programa Segundo Tempo, que tem servido de referência para demais iniciativas esportivas educacionais, possui aspectos que podem ser mais bem compreendidos, aprimorados e desenvolvidos, como é o caso das intervenções pedagógicas de Educação Ambiental. Este estudo objetiva identificar e descrever as intervenções pedagógicas de Educação Ambiental realizadas no Programa Segundo Tempo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de método misto. Na primeira etapa do estudo foram entrevistados 17 professores com expertise nas áreas da Educação Ambiental e de iniciativas esportivas educacionais. Na segunda etapa do estudo, 165 colaboradores, que atuam em núcleos do Programa Segundo Tempo, responderam a um questionário eletrônico. Nos 113 núcleos do Programa Segundo Tempo em que são realizadas intervenções pedagógicas de Educação Ambiental foram investigadas as principais características dessas atividades educacionais, conforme segue: os temas mais presentes foram saúde, qualidade de vida, preservação e conservação ambiental; os objetivos mais encontrados foram o desenvolvimento de comportamento e atitudes ambientais e a promoção da saúde e da qualidade de vida; as propostas de Educação Ambiental mais encontradas foram as realizadas em conjunto com esportes e para a melhoria e manutenção da qualidade dos ambientes empregados pelos núcleos; os aspectos metodológicos que tiveram maior presença foram o contato com a natureza, a presença de desafios, o caráter teóricoprático, o uso de ambientes nos núcleos e nas escolas, além da utilização do futebol, do atletismo, do futsal e do trekking nas atividades educacionais; os instrumentos avaliativos mais empregados foram as observações e os debates; e os professores responsáveis, em sua maioria, da área da Educação Física, integrantes das equipes que atuam nos núcleos do Programa Segundo Tempo e sem qualificação específica em Educação Ambiental. De maneira complementar, as principais características das intervenções pedagógicas de Educação Ambiental realizadas no Programa Segundo Tempo foram discutidas em torno das iniciativas de sucesso e estratificadas por modalidades esportivas.pt_BR
dc.description.abstractThe number of initiatives focused on promoting social inclusion through sports and educational activities are increasing, as well as proposals aimed to maintaining and improving the quality of the environment. In Brazil the Programa Segundo Tempo is an initiative focused in educational sports with greater expressiveness, due to the scope and organizational aspects. The Programa Segundo Tempo, which has served as a reference for other initiatives focused in educational sports, has aspects that can be better understood, improved and developed, such as the pedagogical interventions of Environmental Education. This study aims to identify and describe the pedagogical interventions of Environmental Education carried out in the Programa Segundo Tempo. Therefore, a descriptive research of mixed method was performed. In the first stage 17 teachers with expertise in the areas of Environmental Education and projects of educational sports were interviewed. In the second stage 165 staffs of the Programa Segundo Tempo answered an electronic questionnaire. In 113 sites of Programa Segundo Tempo that are held pedagogical interventions of Environmental Education the main characteristics of these educational activities were investigated, as follows: The most found themes were health, quality of life, the preservation and conservation of environment; the most frequent objectives were the development of environmental behavior and attitudes and the promotion of health and the quality of life; the most frequent approaches of Environmental Education where the proposals carried out with sports and to improve and maintain the quality of the environments used by the Programa Segundo Tempo Sites; the methodological aspects that have greater presence were the contact with the nature, challenges, theoretical and practical approaches, using environments of the Programa Segundo Tempo sites and of the schools, besides the use of football, athletics, futsal and trekking in educational activities; the most used evaluation tools were the observations and discussions; and teachers, mostly from the area of Physical Education, members of the staff working in sites of Programa Segundo tempo and without specific qualification in Environmental Education. In a complementary way, the main characteristics of pedagogical interventions of Environmental Education held in the Programa Segundo Tempo were discussed around the successful initiatives and stratified by sports.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectSporten
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectOutdoor educationen
dc.titleIntervenções pedagógicas de educação ambiental no Programa Segundo tempopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001012076pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples