Estabilização físico-química de um solo residual de arenito Botucatu, visando seu emprego na pavimentação
dc.contributor.advisor | Milititsky, Jarbas | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunez, Washington Peres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-28T02:23:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1991 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151325 | pt_BR |
dc.description.abstract | Um solo de horizonte C saprolítico, originário de arenito Botucatu, foi caracterizado através de ensaios geomecânicos e químicos. O emprego deste solo como componente de pavimentos rodoviários não é aconselhado pela sua baixa capacidade de suporte, média expansibilidade, pequena resistência a erosão e mau comportamento resiliente. Apresentando o solo características que o fazem apropriado para a estabilização físico-química, procedeu-se a dosagem de solo-cal e de solo-cimento. Também foram adotados outros teores de cal e de cimento para o estudo do solo melhorado. Com a adição de cal ou de cimento foram obtidas substanciais melhorias na expansão, na capacidade de suporte, na resistência, no comportamento resiliente e na durabilidade. Uma análise estrutural, desenvolvida com auxílio de um programa computacional, revelou que misturas compactadas do solo + 9% de cal ou do solo + 11% de cimento podem ser empregadas como camada de base, e que misturas do solo + 5% de cal podem constituir camada de sub-base de pavimentos rodoviários com volume intenso de tráfego. | pt_BR |
dc.description.abstract | A saprolitic soil (C horizon), originated from Botucatu sandstone, was characterized by means of geomechanical and chemical tests. Its low bearing capacity, medium expansibility, poor resilient behavior and high erosion prevent its use on pavement construction. The soil was suitable for physicochemical stabilization and cement contents were investigated. A study was made on stabilized and on treated soil. The addittion of lime or cement made significant changes on the expansibility, bearing capacity, strength and resilient behavior. A structural analysis, with help of a computing program, revealed that compacted mixtures of soil and 9% of lime or soil and 11% of cement could be used as a base layer and, that mixtures of soil and 5% of lime could constitute a subbase layer of highway pavements with high traffic volume. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estabilização do solo | pt_BR |
dc.subject | Cal | pt_BR |
dc.title | Estabilização físico-química de um solo residual de arenito Botucatu, visando seu emprego na pavimentação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000062524 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1991 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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