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dc.contributor.authorPeuker, Ana Carolina Wolf Baldinopt_BR
dc.contributor.authorRech, Bruno Evaldtpt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Raul Azevedopt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Lisiane Bizarropt_BR
dc.date.accessioned2017-01-24T02:24:44Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0104-4931pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151182pt_BR
dc.description.abstractProgramas de Cessação do Tabagismo (PCT) devem integrar aspectos que aumentem as chances de sucesso do tratamento, tais como a escolha da abordagem e modalidade baseadas em evidências científicas, a adaptação da intervenção às características do público alvo, os registros dos procedimentos e dos índices de eficácia e a utilização de estratégias tanto ativas como reativas de recrutamento de fumantes. Diante disso, este estudo foi delineado com o objetivo de descrever a implantação de um PCT numa universidade pública que adotou o ambiente 100% livre da fumaça do tabaco, incluindo a avaliação dos métodos de divulgação e seu possível impacto nas taxas de adesão e sucesso do programa. Foram inscritos 128 fumantes em nove grupos oferecidos ao longo de dois anos, sendo que 97 (76%) compareceram ao primeiro encontro, dos quais 69 (71%) efetivamente concluíram o PCT. Os grupos que realizaram avaliação de seguimento (n = 58) alcançaram taxas de abstinência de 27% e 32%, superiores às esperadas em tratamento unicamente psicológico e similares a índices que combinaram abordagem cognitivo-comportamental com farmacológica. As estratégias de recrutamento que combinaram estratégias ativas (contatos pessoais, convites personalizados, entrevistas individuais) e reativas (cartazes, e-mail corporativo, jornal) foram as mais eficazes para captação e adesão de fumantes ao PCT, confirmando a literatura. Conclui-se que campanhas de ambiente 100% livre da fumaça são oportunidades favoráveis para a eficácia dos PCT, que podem ser desenvolvidos e implantados por profissionais treinados de diferentes especialidades da área da saúde.pt_BR
dc.description.abstractSmoking Cessation Programs (SCP) must comprise factors that increase the chances of successful treatment, such as choice of approach and modality based on scientific evidence; adaptation of the intervention to the characteristics of target patients; records of procedures and efficacy rates; and the use of both active and reactive strategies to recruit smokers. Given this, this study was designed with the aim of describing the implementation of a SCP in a public university that has adopted a 100% smoke-free campus policy, including the evaluation of publicity methods and their possible impact in adherence rates and program success. There were 128 smokers enrolled in nine program groups offered over two years: 97 (76%) attended the first meeting and 69 (71%) effectively completed the SCP. The groups that underwent follow-up assessment (n = 58) achieved abstinence rates of 27% and 32%, greater than expected for solely psychological treatment and similar to rates that combined cognitive-behavioral approach to pharmacology. The recruitment strategies that combined active strategies (personal contacts, personal invitations, individual interviews) and reactive strategies (posters, corporate e-mail, newspapers) were the most effective to attract and gain the adherence of smokers to the SCP, corroborating the literature. We conclude that 100% smoke-free environment campaigns are opportunities that favor the effectiveness of SCPs, which can be developed and implemented by any trained health professional.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de terapia ocupacional de UFSCar. Vol. 22, supl (2014), p. 5-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSmokingen
dc.subjectAbandono do hábito de fumarpt_BR
dc.subjectTabagismo : Terapiapt_BR
dc.subjectTreatmenten
dc.subjectAvaliação de programas e projetos de saúdept_BR
dc.subjectSmoking cessationen
dc.titleDesenvolvimento, divulgação, adesão e eficácia de um Programa de Cessação do Tabagismo oferecido em uma universidade públicapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment, dissemination, adherence, and effectiveness of a Smoking Cessation Programs offered in a public university en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001009312pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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