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dc.contributor.authorMelo, Wilson Vieirapt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Lisiane Bizarropt_BR
dc.contributor.authorPeixoto, Marjana da Silvapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Alcyr Alves dept_BR
dc.date.accessioned2017-01-21T02:30:08Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1806-5821pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151164pt_BR
dc.description.abstractA escuta dicótica foi um dos primeiros e mais importantes métodos de investigação da atenção seletiva. Estudos envolvendo a ansiedade não clínica utilizando este paradigma podem apresentar resultados diferentes daqueles observados em populações clinicamente ansiosas. O objetivo deste estudo foi comparar o viés de atenção para palavras com carga emocional em pessoas com diferentes níveis de ansiedade de traço e de estado usando a escuta dicótica. Os participantes foram estudantes universitários (n=84, média=22 anos de idade, desvio padrão=2,3) que responderam ao Inventário de Ansiedade de Traço e Estado (IDATE). Na tarefa, foram utilizados 20 pares de palavras com alto nível de ativação e valência negativa, pareadas com palavras controles neutras, advindas do Affective Norms for English Words (ANEW). Os resultados indicaram que a ansiedade de traço ou estado não são importantes para detectar o viés de atenção para estímulos negativos com altos níveis de ativação.pt
dc.description.abstractThe dichotic listening task was one of the first and most important methods of investigation for selective attention. Studies involving non-clinical anxiety using this paradigm may yield results different from those seen in clinically anxious populations. This study aimed to compare the attentional bias toward emotional words in individuals with different levels of trait and state anxiety using dichotic listening task. Participants were undergraduate students (n=84, media=22 years old, standard deviation=2.3) who responded to the State and Trait Anxiety Inventory (STAI). In the task were used 20 pairs of words with high arouse and negative valence, paired ones with neutral, from the Affective Norms for English Words (ANEW). Results indicated that state and trait anxiety are not important to detection of the attentional bias toward negative stimuli with high levels of activation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiências e Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 2 (2012), p. 51-62pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSelective attentionen
dc.subjectAtenção seletivapt_BR
dc.subjectViés de atençãopt_BR
dc.subjectAttentional biasen
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectAnxietyen
dc.subjectDichotic listening tasken
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleAvaliação do viés de atenção no canal auditivo e ansiedade em universitáriospt_BR
dc.title.alternativeAssessment of attentional bias in the auditory channel and anxiety in undergraduate students en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001009912pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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