A importância da certificação nos circuitos curtos de alimentos orgânicos
Fecha
2016Autor
Otro título
The importance of certification in short circuits of organic food
Materia
Resumo
Este estudo objetivou identificar quais são as motivações dos consumidores que optam por alimentos orgânicos oriundos de circuitos curtos e qual seria a real importância dos selos ou dispositivos de certificação nestes circuitos. Para isso foram investigadas características do relacionamento com o produtor e o papel da certificação na manutenção da confiança e lealdade. A metodologia incluiu uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em feiras e lojas de alimentos orgânicos na região de Po ...
Este estudo objetivou identificar quais são as motivações dos consumidores que optam por alimentos orgânicos oriundos de circuitos curtos e qual seria a real importância dos selos ou dispositivos de certificação nestes circuitos. Para isso foram investigadas características do relacionamento com o produtor e o papel da certificação na manutenção da confiança e lealdade. A metodologia incluiu uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em feiras e lojas de alimentos orgânicos na região de Porto Alegre. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 24 consumidores, dois lojistas e 17 produtores. A análise dos dados constou que a certificação é vista de forma diferente por consumidores e produtores, trazendo um resultado bastante diferente do pressuposto de pesquisa, já que boa parte dos consumidores freqüentes de feiras orgânicas não considera obrigatória a existência ou verificação de qualquer selo. Em contrapartida os produtores estão informados sobre tipos e vantagens da certificação. ...
Abstract
This study aimed to identify what are the motivations of consumers who choose organic food from short circuits and what the real importance of seals and certification devices in these circuits. For this, were investigated relationship characteristics with the producer and the role of certification in maintaining trust and loyalty. The methodology included a qualitative research, carried out in organic fairs and stores in the region of Porto Alegre. Interviews were conducted in depth with 24 con ...
This study aimed to identify what are the motivations of consumers who choose organic food from short circuits and what the real importance of seals and certification devices in these circuits. For this, were investigated relationship characteristics with the producer and the role of certification in maintaining trust and loyalty. The methodology included a qualitative research, carried out in organic fairs and stores in the region of Porto Alegre. Interviews were conducted in depth with 24 consumers, two shopkeepers and 17 producers. Data analysis concluded that certification is seen differently by consumers and producers, different that assumption from the research result, since most of the frequent consumers of organic fairs does not consider mandatory the existence or occurrence of any seal. On the other hand, farmers are informed about types and certification advantages. ...
En
Espacios. Caracas, Venezuela. Vol. 37, n. 3 (2016), p. 13
Origen
Estranjero
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39951)Ciencias Humanas (6878)
-
Artículos de Periódicos (39951)Ciencias Agrícolas (3954)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License