Análise experimental de desempenho de um motor AP comum utilizando álcool etílico hidratado combustível e gás hidrogênio enriquecido com oxigênio como combustível auxiliar
dc.contributor.advisor | Mello, Pedro Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Blanco, Frederico Scheinpflug | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-19T02:29:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151011 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo experimental em um motor AP 1.6, sendo alimentado com álcool etílico hidratado combustível e análise comparativa das mudanças de desempenho com a adição de gás hidrogênio enriquecido com oxigênio na mistura, como combustível auxiliar, sem alterações na configuração do motor. É importante que sejam estudadas as interações entre as diversas alternativas frente à combustíveis fósseis presentes no mercado de mobilidade e um dos fatores atrativos é que para a utilização do gás HHO não é preciso realizar mudanças na configuração no motor. Os resultados obtidos estão em concordância com a literatura investigada, apresentando sutil melhora no desempenho geral do motor e consequente diminuição da emissão de poluentes. Houve um aumento médio de 2% na potência líquida efetiva e uma redução de 2,5% do consumo específico de combustível. A emissão de poluentes sofreu redução de 15% em termos de monóxido de carbono e 11,5% em termos de hidrocarbonetos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents an experimental study in a AP engine 1.6, being fed with hydrous ethanol fuel and comparative analysic of the changes in performance with the addition of oxygen enriched hydrogen gás in the mixture, as auxiliary fuel, without changes in the Engine configuration. It is important to study the interactions between the several alternatives to fossil fuels present in the mobility Market, and one of the attractive factors is that for the use of HHO gas it is not necessary to make changes in the configuration in the engine. The results obtained are in agreement with the investigated literature, showing a subtle improvement in the overall performance of the engine and consequent decrease of pollutants emissions. There was an average increase of 2% in net effective power and a reduction of 2.5% in specific fuel consumption. The emission of pollutants was reduced by 15% in terms of carbon monoxide and 11.5% in terms of hydrocarbons. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Hydrogen | en |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Internal combustion engines | en |
dc.subject | Hydrous ethanol fuel | en |
dc.subject | Pollutant emission | en |
dc.title | Análise experimental de desempenho de um motor AP comum utilizando álcool etílico hidratado combustível e gás hidrogênio enriquecido com oxigênio como combustível auxiliar | pt_BR |
dc.title.alternative | Experimental performance analysis of a common ap engine using hydrous ethanol fuel and oxygen enriched hydrogen gas as auxiliary fuel | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009910 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5751)