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dc.contributor.advisorBulhões, Maria Ameliapt_BR
dc.contributor.authorGraça, Luiza Abrantes dapt_BR
dc.date.accessioned2017-01-14T02:23:50Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/150812pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado discute, através de autores enraizados nas artes visuais e também em outras arenas, como a sociologia e a antropologia, as relações interpessoais em dois trabalhos coletivos e colaborativos de arte, focando nos papéis que cada agente exerce nas produções e questionando se há a presença de suas particularidades sociais e culturais nestas práticas. Focando-se nos coletivos Sopapo de Mulheres, de Porto Alegre, e Dulcinéia Catadora, de São Paulo, ambos compostos por mulheres, a presente dissertação questiona como estas duas práticas agregam às suas agendas as peculiaridades, os devires de cada agente, e como estas negociações possibilitam trabalhos de arte pautados na colaboração e protagonismo de suas integrantes. Buscando diálogos com outros trabalhos em arte colaborativa realizados em território brasileiro, são levantados pressupostos a respeito da progressiva produção de trabalhos de teor colaborativo em zonas periféricas no país, bem como as modificações que seus locais de origem e inserção sofrem após agenciamentos que modificam partilhas comuns, rearranjando papéis e criando novas audiências.pt_BR
dc.description.abstractThis master research discuss, through authors from the visual arts and other areas, such as sociology and anthropology, the interpersonal relationships in two collective and collaborative works, focusing in the roles that each one practice in the productions and questioning if their social and cultural peculiarities are present in these activities. Focusing in the collective groups Sopapo de Mulheres, from Porto Alegre, and Dulcinéia Catadora, from São Paulo, both formed by women, the present master thesis question how these two groups assemble to their agendas the particularities, becomings, of each person, and how these negotiations enable art works based in the collaboration and leading role of its members. Pursuing a dialogue with other studies about collaborative art made in Brazil, assumptions are raised about the progressive production of collaborative works in the country’s suburb zones, as well as the transformations that their origin and context place suffer after agency services modify ordinary distributions, rearranging roles and creating new audiences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArte colaborativapt_BR
dc.subjectCollaborative arten
dc.subjectLeading roleen
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectSilenciamentopt_BR
dc.subjectSilencingen
dc.subjectColetivo Sopapo de Mulherespt_BR
dc.subjectColetivo Dulcinéia Catadorapt_BR
dc.titleMargens silenciadas : arte colaborativa e a busca por protagonismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001010292pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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