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dc.contributor.advisorMazzaferro, Cintia Cristiane Petrypt_BR
dc.contributor.authorMilani, Rubem Arturpt_BR
dc.date.accessioned2017-01-12T02:19:14Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/150612pt_BR
dc.description.abstractEm busca de componentes cada vez mais leves e seguros, a indústria automotiva tem utilizado como processo de fabricação de seus componentes estruturais o processo de estampagem de juntas soldadas. O trabalho desenvolvido avalia a ductilidade de juntas soldadas obtidas pelo processo de soldagem MAG em chapas de aço SAE 1008, analisando a metodologia empregada para os ensaios e considerando fatores de influência em seu comportamento. Os corpos de prova foram soldados com duas energias de soldagem diferentes, e submetidos a ensaios mecânicos de dobramento e ensaios de embutimento Erichsen. A análise do ensaio Erichsen foi subdividida em ensaios com e sem a utilização de lubrificante, a fim de considerar a sua influência nos resultados. Os resultados dos testes Erichsen indicaram que a energia de soldagem afeta a estampabilidade das chapas, e que o lubrificante se torna influência em amostras com maior energia de soldagem. Quando comparadas ao metal base, as chapas soldadas resultaram em valores menores para o índice Erichsen e para o valor máximo de carga aplicada. O ensaio de dobramento aprovou todas as juntas testadas, não expondo defeitos nas juntas obtidas, e não indicando diferença de comportamento entre as energias de soldagem testadas. Dentro de seu escopo, ambos os métodos foram avaliados como capazes para se avaliar a ductilidade de chapas de aço soldadas.pt_BR
dc.description.abstractIn search of increasingly lighter and safer components, the automotive industry has been using as manufacturing process of its structural components the process of stamping welded joints. The developed work evaluates the ductility of welded joints obtained by the MAG welding process in SAE 1008 steel sheets, analyzing the methodology used for the tests and considering influence factors in its behavior. The specimens were welded with two different welding energies, and subjected to mechanical bending tests and Erichsen mounting tests. The analysis of the Erichsen test was subdivided into tests with and without the use of lubricant, in order to consider its influence on the results. The Erichsen testing results indicated that the welding energy affects the stampability of the sheets, and that the lubricant becomes influence in samples with higher welding energy. When compared to the base metal, the welded sheets resulted in lower values for the Erichsen index and for the maximum value of applied load. The bending test approved all the joints tested, not exposing defects in the obtained joints, and indicating no difference in the behavior between the tested welding energies. Within its scope, both methods were assessed as capable of evaluating the ductility of welded steel sheets.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDuctilityen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectBendingen
dc.subjectErichsen testingen
dc.subjectMAGen
dc.titleEnsaios de ductilidade em juntas soldadas de aço SAE 1008pt_BR
dc.title.alternativeDuctility testing on SAE 1008 steel welded joints en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001009141pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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