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dc.contributor.advisorMarczak, Rogerio Josept_BR
dc.contributor.authorZetola, Fábio Bazacaspt_BR
dc.date.accessioned2017-01-11T02:18:48Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/150527pt_BR
dc.description.abstractOs modelos de pneu tem grande importância na modelagem de veículos terrestres. Através da modelagem multicorpo são estimadas as amplitudes, frequências e outros parâmetros relativos a forças e deslocamentos necessários para dimensionamento em fadiga dos componentes mecânicos. Parte do modelo de pneu é o envelope do terreno que se trata de um filtro modificador do sinal original proveniente do terreno, que tem como objetivo reproduzir o efeito da região de contato do pneu. Uma avaliação da necessidade da utilização de alguns modelos atuais será feita no contexto de terrenos de diferentes agressividades, diferentes terrenos serão filtrados nos modelos de envelope conhecidos como círculo rígido e came elíptico duplo. Comparando as respostas obtidas em cada modelo para cada terreno através da densidade espectral, será verificada a importância dos modelos de envelope como parte do modelo de pneu, em diferentes contextos.pt_BR
dc.description.abstractThe tire models have a great importance in the terrestrial vehicle modeling. By means of the multibody modeling, the amplitudes, frequencies, and other parameters relative to forces and displacements necessary to the design in fatigue of the mechanical components are estimated. Part of the tire model is the terrain envelope, that is about a terrain signal modifier filter that has as goal reproduce the effect of the tire contact patch. An evaluation of the necessity of the utilization of some of the current models will be done in the context of different degrees of aggressiveness, different terrains will be filtered by the envelope models known as rigid ring, and double elliptic cam. Comparing the response obtained in each model for each terrain by power spectral density, will be verified the importance of the envelope models as part of the tire model in distinct contexts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectTire modelen
dc.subjectTerrain envelopeen
dc.subjectVehicle modelingen
dc.subjectMultibody dynamicsen
dc.titleAnálise comparativa da resposta dinâmica de um modelo alternativo de pneupt_BR
dc.title.alternativeComparative analysis of the dynamic response of an alternative tire model en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001008578pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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