Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
dc.contributor.author | Aragón, Rosane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-05T02:30:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-5962 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/150441 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article discusses interaction and mediation processes in the context of pedagogical architectures, defined as cognitive microecosystems giving structuring circumstances for learning. We explore the ideas of inter-individual interaction and distributed mediation for networked learning as basis for analyzing interaction in a student group experiencing the pedagogical architecture Thesis Debate. Results evidence that a structuring space for debate benefited problematization and destabilization of student knowledge as well as supported reconstruction of thinking approaches and contents appropriation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de educação pública (Cuiabá). Vol. 25, n.59/1 (maio/ago. 2016), p. 261-275. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Interaction | en |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Distributed mediation | en |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical architectures | en |
dc.subject | Networked learning | en |
dc.title | Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede | pt_BR |
dc.title.alternative | Interaction and mediation in the context of pedagogical architectures for networked learning | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001005500 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40361)Ciências Humanas (6937)