Pós-modernidade e gestão estratégica : implicações para as políticas públicas
dc.contributor.author | D'Ascenzi, Luciano | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Luciana Leite | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-12-17T02:16:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-7840 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/150158 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo propõe uma análise dialógica transdisciplinar perante a recorrência explicativa de algumas razões de fracasso quanto às políticas públicas estudadas. Assim, navega conscientemente desde o referencial tradicional, desde manuais e visões consolidadas, até produções pós-estruturalistas e pós-modernas; trilhando a fragmentação dos discursos de poder, desnudando-os em elementos conceito-contextuais mais gerais às Ciências Sociais. Clarifica os limites das análises unidirecionais da gestão, empunhadas nos casos em que algo do plano não dera certo, redirecionando a responsabilidade para atores sociais que sequer participaram dos processos decisórios específicos. Então, após apresentação rápida de alguns olhares que configuram padrões de entendimento emergentes, apresentamos os fundamentos da Etnografia Customizada, desenvolvimento transdisciplinar em Gestão Social. Portanto, para entender tais fracassos, as explicações precisariam avançar para além das análises normativo-funcionalistas, em direção à incorporação de elementos simbólico-explicativos que estiverem protagonizando os contextos de ação pesquisados; igualmente, recolocamos a ideia de que os modelos funcionalistas, eficientes no gerenciamento de rotinas, teriam desempenho inferior quando em contextos de mudança. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study proposes a transdisciplinary dialogical analysis given the recurrence of some explanatory reasons of failure of the studied policies. It consciously attempts to cross through traditional references, from manuals and consolidated views to post-structuralism and postmodern productions; tracks fragmentation of the speeches of power, stripping them in more general contextual concept elements to social sciences. In addition, the study clarifies the limits of the unidirectional analyses of management, held upon cases where something went wrong; redirecting the responsibility for social actors who did not even participated in the decision-making processes. Then, after a brief presentation of some looks that shape emerging understanding of patterns, we present the fundamentals of Customized Ethnography, transdisciplinary development in social management. Therefore, to understand such failures, the explanations would need to move beyond the normative-functionalist analysis, towards the incorporation of symbolic-explanatory elements that are starring surveyed action contexts; also, we repositioned the idea that functionalist, efficient models for managing routines, would have lower performance when in contexts of change. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Nau social. Salvador, BA. Vol. 7, n. 13 (out./abr. 2016/2017), p. [131]-143 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Public policy | en |
dc.subject | Gestão social | pt_BR |
dc.subject | Ciências sociais | pt_BR |
dc.subject | Strategic management | en |
dc.subject | Mudança | pt_BR |
dc.subject | Social management | en |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Public policy management | en |
dc.title | Pós-modernidade e gestão estratégica : implicações para as políticas públicas | pt_BR |
dc.title.alternative | Postmodernism and strategic management : implications for public policy | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001007967 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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