Pesquisa antropológica de uma cambona, a vida cotidiana de uma terreira em Esteio
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Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso para Bacharelado em Ciências Sociais tem como finalidade relatar o cotidiano e vivências de uma terreira de Umbanda Cruzada e Batuque situado em Esteio, Rio Grande do Sul, Brasil, bem como a trajetória de sua mãe-de-santo com suas entidades, sendo este terreiro chamado de Culto Africano Oxalá e Iemanjá, presidido e fundado por Sílvia Marília Machado de Almeida. Como sou neta da mãe-de-santo e moro neste local, a pesquisa assume uma perspectiva antropológica d ...
Este trabalho de conclusão de curso para Bacharelado em Ciências Sociais tem como finalidade relatar o cotidiano e vivências de uma terreira de Umbanda Cruzada e Batuque situado em Esteio, Rio Grande do Sul, Brasil, bem como a trajetória de sua mãe-de-santo com suas entidades, sendo este terreiro chamado de Culto Africano Oxalá e Iemanjá, presidido e fundado por Sílvia Marília Machado de Almeida. Como sou neta da mãe-de-santo e moro neste local, a pesquisa assume uma perspectiva antropológica de alguém que nasceu e se criou dentro de uma terreira. Durante cerca de 10 meses, documentei as festividades e rotinas da terreira, por meio de observação participante, registro fotográfico, entrevistas e coleta de dados de arquivos pessoais. ...
Abstract
This paper in Social Sciences has the intention to relate the routine and life in a terreira of Umbanda Cruzada and Batuque in Esteio, Rio Grande do Sul, Brasil, as the mãe-de-santos and entities‟ trajectory, the terreira‟s name is Culto Africano Oxalá e Iemanjá, leaded and created by Sílvia Marília Machado de Almeida. Since I am mãe-de-santo‟s granddaughter and live in this place, the research will have a anthropologic perspective, of someone who was born and raised inside a terreira. During t ...
This paper in Social Sciences has the intention to relate the routine and life in a terreira of Umbanda Cruzada and Batuque in Esteio, Rio Grande do Sul, Brasil, as the mãe-de-santos and entities‟ trajectory, the terreira‟s name is Culto Africano Oxalá e Iemanjá, leaded and created by Sílvia Marília Machado de Almeida. Since I am mãe-de-santo‟s granddaughter and live in this place, the research will have a anthropologic perspective, of someone who was born and raised inside a terreira. During the period of 10 months, I will document the festivities and the routine of the terreira, within photographic register, interviews and information collecting by personal archives. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Coleções
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TCC Ciências Sociais (767)
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