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dc.contributor.advisorMittmann, Solangept_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Laís Virgínia Alvespt_BR
dc.date.accessioned2016-11-10T02:19:49Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149540pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação, ancorada na Análise do Discurso pecheutiana, apresenta uma análise de discursos a respeito de língua e gênero, tendo como corpus textos concernentes ao assunto produzidos tanto em contexto institucional como de militância. Para tanto, começamos o trabalho pela apresentação conjunta de noções da Análise do Discurso e do feminismo. Ao mesmo tempo em que trabalhamos as noções fundamentais da teoria na qual se baseia a análise aqui proposta, buscamos articulá-las ao movimento feminista e aos estudos de gênero. Desse modo, tanto o movimento feminista quanto os estudos de gênero são apresentados, não de modo cronológico ou revisionista, mas pelo que possam ter em comum com o viés teórico da Análise do Discurso. Entre as noções mobilizadas na fundamentação teórica, destacamos as de condições de produção, sujeito e formação discursiva. Em seguida, propomos uma revisão da noção de língua, iniciando pelo estabelecimento da Linguística como ciência autônoma e apresentando alguns de seus desdobramentos até chegar à noção como a entendemos em nosso campo teórico. Tendo apresentado a parte teórica, partimos, então, para a análise do corpus. Do contexto institucional, analisamos sequências discursivas tomadas dos seguintes textos: a Lei Federal Nº 12.605 (BRASIL, 2012), que determina a flexão de gênero na emissão de diplomas; a Lei Estadual Nº 14.484 (RIO GRANDE DO SUL, 2014), que dispõe sobre o uso de linguagem inclusiva na redação oficial; o Decreto Nº 49.994 (RIO GRANDE DO SUL, 2012), que dispõe sobre o uso da linguagem inclusiva nos atos normativos, documentos e solenidades do Poder Executivo Estadual; e dois materiais lançados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul: o Manual para o uso não sexista da Linguagem e a Cartilha da Diversidade de Gênero. Já do contexto de militância, analisamos dois textos publicados on-line, extraídos da Revista Geni e do blog Batatinhas, com respectivos comentários publicados por internautas. Nas análises, identificando contradições e retornos da memória discursiva e de pré-construídos, chegamos a quatro diferentes posições de sujeito, delineadas a partir dos seus dizeres sobre língua e gênero e pelo modo como seus saberes se marcam, se distanciam e se aproximam nesse debate. Finalmente, apresentamos algumas considerações que, longe de finalizarem o debate, procuram articular alguns dos pontos levantados no batimento entre teoria e análise.pt_BR
dc.description.abstractCe mémoire, ancré sur l’Analyse du Discours pecheutienne, présente une analyse des discours à propos de la langue et du genre ayant comme corpus des textes issus du contexte institutionnel et militant. Pour cela, on présente d’abord des notions provenant de l’Analyse du Discours et du Féminisme. Pendant que l’on se penche sur les notions fondamentales de la théorie dans laquelle s’est basée l’analyse proposée, on cherche de les articuler au mouvement féministe et aux études de genre. De ce fait, tant le mouvement féministe que les études de genre ne sont pas présentés de façon chronologique ou révisionniste, mais si en ce qu’ils aient en commun avec l’Analyse du Discours. Parmi les notions ainsi mobilisées, on souligne celles de conditions de production, de sujet et de formation discursive. Ensuite, on propose une révision de la notion de langue, en présentant quelques-uns de ses déploiements depuis l’établissement de la Linguistique comme science autonome jusqu’à son état actuel dans notre champ théorique. Une fois conclue l’exposition théorique, on réalise l’analyse du corpus. En ce que concerne le contexte institutionnel, sont analysées des séquences discursives prises des textes suivants : la Loi Fédérale nº 12.605 (BRASIL, 2012), qui prévoit la flexion de genre dans l’émission de diplômes ; la Loi Régionale nº 14.484 (RIO GRANDE DO SUL, 2014), qui définit l’utilisation d’un langage non sexiste dans la rédaction des documents officiels ; le Décret nº 49.994 (RIO GRANDE DO SUL, 2012), qui définit l’utilisation d’un langage non sexiste dans des actes normatifs, documents et solennités du Pouvoir Exécutif Régional ; et deux brochures sorties par le Secrétariat de Politiques pour les Femmes de l’État du Rio Grande do Sul : le Manual para o uso não sexista da Linguagem [Manuel pour l’Usage Non Sexiste de la Langue] et la Cartilha da Diversidade de Gênero [Brochure pour la Diversité du Genre]. En ce que concerne le contexte militant, sont analysés deux articles publiés en ligne, pris de la Revista Geni [Revue Geni] et du blog Batatinhas, et ses commentaires faits par des cybernautes. En identifiant des contradictions et des retours de la mémoire discursive et des pré-construits, on arrive à quatre différentes positions de sujet dans l’analyse, délinées à partir de ses dires sur la langue et le genre et par le mode comme ses savoirs se marquent, se distancent et se rapprochent dans ce débat. Enfin, on présente quelques considérations qui, loin d’achever le débat, cherchent d’articuler des points soulevés dans le croisement entre théorie et analyse.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLangue et genrefr
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectLangage non sexistefr
dc.subjectDiscours institutionnelfr
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectLinguagem inclusivapt_BR
dc.subjectDiscours militantfr
dc.subjectDiscurso institucionalpt_BR
dc.subjectFéminismefr
dc.titleEssa língua não me representa : discursos sobre língua e gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001004784pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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