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dc.contributor.advisorCastro, Mauro Silveira dept_BR
dc.contributor.advisorFlores, Cecilia Diaspt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Ana Paula de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2016-11-08T02:13:16Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149499pt_BR
dc.description.abstractObjetivos: Descrever todo o processo de implantação dos laboratórios de prática de simulação farmacêutica e desenvolver e avaliar um simulador virtual de seguimento farmacoterapêutico adaptando o software SIACC. Métodos: Para a implantação dos laboratórios de prática foi realizado o planejamento da área física, incluindo o fluxo de atividades, identificados os materiais e equipamentos necessários a realização das práticas, os procedimentos que ali serão realizados, bem como a validação dos mesmos, por meio de desenvolvimento, avaliação de realização e correção de desenvolvido. Em relação ao simulador, a metodologia do estudo foi realizada em quatro fases: Fase de planejamento: a adaptação do SIACC para o ensino da prática farmacêutica; Fase de uso do simulador; Desempenho dos usuários; Fase de avaliação do simulador que foi realizada utilizando dois instrumentos de avaliação: ISO 9126 e as Dez Regras de Ouro para avaliação de software. A avaliação foi qualitativa e quantitativa. Na avaliação qualitativa, utilizou-se a Técnica do Grupo Nominal. Resultados: No que se refere a implantação dos laboratórios de prática de simulação, o estudo descreveu todas as etapas da implantação dos laboratórios de prática para a formação do profissional farmacêutico. A avaliação do software com base na ISO 9126 mostrou que não houve diferença estatísticas (p < 0,05) das dimensões avaliadas por dois grupos diferentes: estudantes e especialistas. Também não houve diferença estatística (p < 0,05) das dimensões avaliadas em relação a três grupos: os que não utilizam a informática na educação, os que utilizam apenas para fazer apresentação e os que utilizam mais de um recurso computacional na educação. Na avaliação com base nas Dez Regras de Ouro, apenas dois dos dez itens avaliados tiverem a média < 4 (média máxima: 5,0). Os resultados da avaliação qualitativa corroboraram com a avaliação quantitativa. Conclusões: Estes são os resultados da investigação destinada a desenvolver modelos para a aplicação de métodos de aprendizagem ativos usando novas tecnologias que se destina a ser implementado inicialmente na Escola de Farmácia da UFRGS.pt_BR
dc.description.abstractObjectives: The aim was to describe the entire implantation process of the simulation practice laboratories and to develop and evaluate a virtual simulator for pharmacotherapeutic follow-up by adapting IASCC software. Methods: In order to set up the laboratories, the planning of the physical area was carried out to include the flow of activities and the materials and the equipment needed were identified. Also, the procedures that would be done were validated through development and evaluation of achievement and then correction was proposed. In relation to simulator, the methodological development study was conducted in four phases: Planning phase: the adaptation of SIACC for pharmaceutical practice teaching; A second phase using the simulator; and a third consisting of grading the performance of users; and finally, the evaluation of software using two instruments: ISO 9126 and the Ten Golden Rules. The assessment was qualitative and quantitative. In qualitative evaluation, was used the Nominal Group Technique. Results: Regarding the implantation of the simulation practice laboratories, the study described all steps needed to set up laboratories for the training of pharmacists. The evaluation based on the ISO 9126 showed that there was no statistical difference (p < 0.05) between the factors evaluated by two different groups: students and experts in this field. Also, there was no statistical difference (p < 0.05) among the factors evaluated by three groups: those who do not use information technology in education, those who use it only to make presentations and those who use more than one IT resource in education. In the evaluation based on the Ten Golden Rules, only two of the ten items evaluated had an average < 4.0 (maximum average: 5.0). The results of the qualitative evaluation corroborate the quantitative assessment. Conclusions: These are the results of the authors’ research aimed to develop models for the application of active learning methods using new technology to be initially implemented at UFRGS School of Pharmacy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectSimulationen
dc.subjectVirtual patienten
dc.subjectPharmaceutical careen
dc.titleSimulação de práticas clínicas em farmácia : desenvolvimento de estrutura e simulador de processo de cuidado à saúdept_BR
dc.title.alternativePractice clinical simulation in pharmacy : development of the structure and of the health care simulator processen
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001006205pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Farmáciapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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