Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPasqualli, Robertapt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.date.accessioned2016-11-01T02:18:13Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149370pt_BR
dc.description.abstractO texto analisa os saberes docentes mobilizados pelos professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de educação a distância (EAD) nos Institutos Federais (IF) de Educação, Ciência e Tecnologia. O método de investigação, fenomenológico, estruturou-se em três etapas. Na primeira etapa foram localizados, entre todos os IF do Brasil, os que possuíam cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD. Na segunda etapa, foram analisados seus ordenamentos institucionais. E, na terceira etapa, por meio da análise ideográfica e nomotética, buscou-se identificar elementos para elucidar os saberes docentes no contexto das licenciaturas nos IF. Considerou-se que os saberes oriundos da profissionalização docente são frutos de formação inicial e continuada, consciente, ética, crítica e pautada em trajetórias que reflitam continuamente sobre o processo de formação, sobre o espaço de trabalho e sobre o mundo desejado para si e para os outros.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the teaching knowledge used by professors of Natural Sciences and Mathematics distance education degree undergraduate programs at Federal Institutes (FI) of Education, Science and Technology. The method of investigation, phenomenologically, was structured in three phases. In the first step, there was the identification, among all the Institutes in Brazil, among those that offer the Natural Sciences and Mathematics in the distance education mode. The second step involved the analysis and institutional framework of the Institutes. And in the last stage, through the ideographic and nomothetic analyses, there was the identification of elements to enlighten the teaching knowledge in the context of the degree courses at FI. It was considered that the teaching knowledge coming from the teaching profession is a result of an initial and consciously continued formation, which is also ethical and critical and which is guided by trajectories that continuously reflect upon the process of teaching formation, upon the work space and upon the desired world for the professor and for others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 22, n. 2 (abr./jun. 2016), p. 523-540pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher knowledgeen
dc.subjectTeachers formationen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectNatural scienceen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.titleOs saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTeaching knowledge in distance education degree courses in natural sciences and mathematics at the federal institutes in Brazil en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001003452pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples