Mostrar el registro sencillo del ítem
Educação popular como resistência e emancipação humana
dc.contributor.author | Paludo, Conceição | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-27T02:19:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-3262 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/149271 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo visa a contribuir com o debate hoje instaurado sobre a concepção de Educação Popular na América Latina. A matriz teórica e analítica é o Materialismo Histórico Dialético e a pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo. Parte-se da constatação de que essa concepção educativa está em processo de refundamentação. Nessa reflexão, busca-se resgatar suas origens e acumulados; bem como entender a sua atualidade. Conclui-se destacando aspectos teóricos a serem enfrentados e aprofundados e delineando alguns desafios colocados ao campo que a assume, para que possa continuar contribuindo nos processos de resistência visando à emancipação humana. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article aims to contribute to the debate established today on the conception of Popular Education in Latin America. The theoretical and analytical matrix is the Dialectical and Historical Materialism and the research has a bibliographic and qualitative approach. We start from the observation that this education conception is in the process of reformulating its theoretical foundation. In this reflection, we seek to rescue its origins and accumulated history, as well as understand its present time. We conclude by highlighting theoretical aspects to be faced and deepened and by outlining some challenges posed to the field that assumes it, so one can continue contributing to the processes of resistance aiming at human emancipation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 35, n. 96, (maio/ago. 2015), p. 219-23 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Popular education | en |
dc.subject | Theoretical foundation reformulation | en |
dc.subject | Present time | en |
dc.subject | Resistance | en |
dc.subject | Human emancipation | en |
dc.title | Educação popular como resistência e emancipação humana | pt_BR |
dc.title.alternative | Popular education as resistance and human emancipation | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001003795 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40021)Ciencias Humanas (6885)