Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLuce, Maria Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Caterine Vilapt_BR
dc.contributor.authorGonzález Mediel, Olgapt_BR
dc.date.accessioned2016-10-26T02:19:46Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1414-4077pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149263pt_BR
dc.description.abstractAos países em desenvolvimento, a internacionalização, também educativa, é um processo desafiador para uma soberana inserção no mundo globalizado. Sendo a mobilidade acadêmica um dos meios de internacionalização, torna-se imperativo definir os objetivos nacionais e institucionais que se deseja alcançar com a mobilidade para que se possa definir objetivamente os critérios de qualidade deste processo. Neste artigo, abordamos este processo valorando na mobilidade acadêmica a dimensão intercultural, como um de seus pilares qualitativos. Além de situar em breves traços a mobilidade acadêmica no Brasil e em uma de suas universidades que se destaca em políticas de internacionalização, apresentamos um estudo exploratório realizado através de análise documental e de um questionário que teve como objetivo conhecer o grau de satisfação dos alunos que estão em mobilidade bem como as ações desta universidade para promover a qualidade da formação acadêmica. A conclusão a que chegamos é que são frágeis e incipientes as ações institucionais que promovem a qualidade da mobilidade incoming dos estudantes em sala de aula como nas atividades estudantis e de extensão.pt_BR
dc.description.abstractTo the developing countries, the internationalisation, educational as well, is a defying process to the sovereign insertion in a globalised world. Being academic mobility one of the possible ways to internationalisation, it becomes imperative to define the national and institutional objectives of this mobility, so that the criteria for this quality process could be clearly defined. In this paper, we will discuss this process highlighting the intercultural dimension in the academic mobility as one of its qualitative pillars. Beyond briefly commenting the academic mobility in Brazil and also in one of its major universities that is prominent in internationalisation policies, we will present an exploratory study that employed documental analysis and a questionnaire, designed to learn about students’ satisfaction with mobility as well as the university’s actions to promote academic excellence. Our conclusion is that the institutional actions that promote the quality of student incoming mobility in classroom as well as in other students’ activities and academic extension programmes are fragile and incipient.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 21, n.2 (jul. 2016), p. 317-339pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAcademic mobilityen
dc.subjectIntercultural educationen
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectMobilidade acadêmicapt_BR
dc.titleInternacionalização da educação superior : a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmicapt_BR
dc.title.alternativeInternationalisation of High Education : the intercultural dimension and the institutional support in the academic mobility evaluationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001004195pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples