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dc.contributor.authorMilbrath, Viviane Martenpt_BR
dc.contributor.authorMotta, Maria da Graça Corso dapt_BR
dc.contributor.authorResta, Darielli Gindript_BR
dc.contributor.authorFreitag, Vera Luciapt_BR
dc.date.accessioned2016-10-06T02:13:53Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1981-8963pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148863pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: instigar o exercício de refletir sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebral a partir do olhar da fenomenologia existencial. Método: estudo descritivo, do tipo reflexão teórico filosófica à luz da perspectiva heidegeriana. Resultados: os padrões de normalidade vigentes na sociedade supervalorizam as questões morfofuncionais em detrimento do ser criança que vive com necessidades especiais, como um ser que pode adotar uma atitude autêntica e alcançar o auge do desenvolvimento de todo seu ser-capaz-de-fazer. Conclusão: Faz-se necessário um pensar na criança que vive com paralisia cerebral como uma criança e não como um conjunto de limitações. Demonstrar que a criança que vive com paralisia cerebral pode atuar através de modos inéditos de potencialidade de ser-no-mundo compensando e superando suas privações.pt_BR
dc.description.abstractObjective: to instigate the exercise on reflecting about the corporeal nature of being a child with cerebral palsy from the gaze of existential phenomenology. Method: descriptive study of type philosophical theoretical reflection in the light of the Heideggerian perspective. Results: the normality standards in force in society stress morphofunctional issues in detriment of the child who lives with special needs, as a being who can adopt an authentic attitude and achieve the pinnacle of development of all its being-able-to-do. Conclusion: it becomes necessary to think about the child who lives with cerebral palsy as a child and not as a set of limitations. To demonstrate that the child who lives with cerebral palsy may act through unique modes of potentiality of being-in-the-world, counterbalancing and overcoming their privations.en
dc.description.abstractObjetivo: propiciar el ejercicio de la reflexión acerca de la corporalidad de ser un niño con parálisis cerebral desde la mirada de la fenomenología existencial. Método: se realizó un estudio descriptivo del tipo filosófico de reflexión teórica a la luz de la perspectiva heideggeriana. Resultados: la normalidad las normas vigentes en la sociedad supervaloran los aspectos morfo-funcionales en detrimento del niño que vive con necesidades especiales como un ser que puede adoptar una actitud de auténtica y alcanzar el pináculo del desarrollo de todo su ser-poder-hacer. Conclusión: existe una necesidad de pensar en el hijo que vive con parálisis cerebral como un niño y no como un conjunto de limitaciones. Demostrar que el niño que vive con parálisis cerebral puede actuar a través de modos únicos de la potencialidad de ser-en-el-mundo, compensar y superar sus dificultades.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Enfermagem UFPE On Line. Recife. Vol. 10, n.8 (ago. 2016), p. 3119-3123pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCrianças com deficiênciapt_BR
dc.subjectChildren with disabilitiesen
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectParalisia cerebral : Criançapt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectExistentialismen
dc.subjectNursingen
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectCerebral palsyen
dc.subjectLos Niños con discapacidades
dc.subjectFilosofíaes
dc.subjectExistencialismoes
dc.subjectEnfermeríaes
dc.subjectParálisis cerebrales
dc.titleRefletindo sobre a corporeidade do ser criança com paralisia cerebralpt_BR
dc.title.alternativeReflecting about the body situatioon of being a child with cerebral palsy en
dc.title.alternativeReflexionando acerca de la corporalidad de ser un niño con parálisis cerebral es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000999473pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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