Da convencionalidade dos gays no cinema, a partir de Highsmith e Ripley : “naturezas” não convencionais
Fecha
2015Otro título
The conventionality of gays in the cinema, from Highsmith and Ripley : unconventional “natures”
Materia
Resumo
Este artigo, fundamentado no argumento de Foucault de que nas sociedades do ocidente moderno há a necessidade constante de revelar-se a verdade sobre o sexo, propõe-se a colocar a convencionalidade dos personagens homossexuais no cinema brasileiro em perspectiva com alguns aspectos da biografia e da obra de Patricia Highsmith. A convencionalidade a que nos referimos diz respeito ao imaginário dominante sobre esses personagens que, de forma recorrente, transitam em espaços sociais à margem e apr ...
Este artigo, fundamentado no argumento de Foucault de que nas sociedades do ocidente moderno há a necessidade constante de revelar-se a verdade sobre o sexo, propõe-se a colocar a convencionalidade dos personagens homossexuais no cinema brasileiro em perspectiva com alguns aspectos da biografia e da obra de Patricia Highsmith. A convencionalidade a que nos referimos diz respeito ao imaginário dominante sobre esses personagens que, de forma recorrente, transitam em espaços sociais à margem e apresentam finais infelizes, tendo a morte, a solidão, a punição e/ou a loucura como destinos. Tom Ripley, o principal personagem de Highsmith, destoa desse padrão. Talvez, por isso, a fusão do personagem com sua criadora e as especulações sobre a homossexualidade de ambos sejam, obsessivamente, acionadas pela crítica para explicar tamanha incongruência. ...
Abstract
This article, based on Foucault's argument that, in the societies of the modern West, there is the constant need to prove the truth about sex, proposes to put the conventionality of gay characters in the Brazilian cinema in perspective with some aspects of Patricia Highsmith´s biography and work. The conventionality which we refer to regards to the dominant imagery of these characters who, on a recurring basis, live in the fringe spaces, have unhappy endings, death, loneliness, punishment and / ...
This article, based on Foucault's argument that, in the societies of the modern West, there is the constant need to prove the truth about sex, proposes to put the conventionality of gay characters in the Brazilian cinema in perspective with some aspects of Patricia Highsmith´s biography and work. The conventionality which we refer to regards to the dominant imagery of these characters who, on a recurring basis, live in the fringe spaces, have unhappy endings, death, loneliness, punishment and / or madness as destinations. Tom Ripley, Highsmith´s main character, deviates from this pattern. Perhaps this is why the fusion of the character with the writer and speculation about their homosexuality are obsessively driven by critics to explain such inconsistency. ...
En
Bagoas : revista de estudos gays. Vol. 9, n.12 (jan./jun. 2015), p. 101-116
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