Os desafios da participação dos idosos na ampliação e efetivação dos seus direitos sociais em saúde : uma proposta coletiva de ação em saúde
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social discorre sobre os desafios da participação do grupo de idosos Com Viver do Centro de Saúde Modelo – UBS Modelo, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), executora da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), na perspectiva da garantia e ampliação de seus direitos. Trata da experiência do Estágio Curricular Obrigatório de Serviço Social, como campo analítico, contextualizando este espaço sócio ocupacional do assistente social e o projeto de traba ...
Este Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social discorre sobre os desafios da participação do grupo de idosos Com Viver do Centro de Saúde Modelo – UBS Modelo, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), executora da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), na perspectiva da garantia e ampliação de seus direitos. Trata da experiência do Estágio Curricular Obrigatório de Serviço Social, como campo analítico, contextualizando este espaço sócio ocupacional do assistente social e o projeto de trabalho de Serviço Social desenvolvido com o grupo de idosos Com viver. Nele são discutidas questões sobre o idoso e o envelhecimento populacional, o direito à saúde, participação social, controle social e os mecanismos de controle social da sociedade, dentre os quais, conselhos e conferências. Comenta as principais legislações que reconhecem o idoso como cidadão de direitos. Analisa as reflexões da participação dos idosos do grupo frente aos seus direitos sociais e a operacionalização da política de saúde. Assim como, as estratégias de intervenção do assistente social com o grupo objetivando os processos de trabalho deste profissional com este segmento populacional. O trabalho é finalizado apresentando os limites e os desafios da participação dos idosos nos espaços de participação social, na atenção básica, e das ações socioeducativas e pedagógicas do Serviço Social com o grupo de idosos na perspectiva de transformação social. ...
Abstract
This senior thesis for the School of Social Work addresses the challenges faced by the older adult members of the group “Com Viver do Centro de Saúde Modelo” in maintaining and expanding their civil rights. It describes the work developed by the author with the group during her internship and provides a critical analysis of the social worker’s role working with an older adult population in the context of a Primary Care Health Unit (UBS - “Unidade Básica de Saúde”) instituto by the National Prim ...
This senior thesis for the School of Social Work addresses the challenges faced by the older adult members of the group “Com Viver do Centro de Saúde Modelo” in maintaining and expanding their civil rights. It describes the work developed by the author with the group during her internship and provides a critical analysis of the social worker’s role working with an older adult population in the context of a Primary Care Health Unit (UBS - “Unidade Básica de Saúde”) instituto by the National Primary Care Policy (PNAB - Política Nacional de Atenção Básica). The paper discusses the challenges faced by Brazil due to the rapidly aging population as well as issues confronted by the group’s members due to their age, including the right to primary care, social participation, and how mechanisms of social control are used through health councils and health conferences. The thesis briefly presents the legislation that grants older adults their civil rights and describes the interventional strategies used by the social worker to counter the barriers faced by this population. It additionally describes the socio-educational and pedagogic methods the social worker utilized to engage the these older adults within the framework of social transformation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Serviço Social.
Coleções
-
TCC Serviços Sociais (134)
Este item está licenciado na Creative Commons License