Compras experienciais ou materiais : o quanto a intensidade do desejo influencia a felicidade esperada com a compra?
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Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
As comparações entre compras experienciais e materiais, bem como os fenômenos a elas relacionados, têm recebido grande foco de pesquisadores das mais diversas áreas de estudo. As pesquisas mais significativas sobre o assunto passaram a abordar, ao longo dos anos, a relação desta distinção com a felicidade, o bem-estar, a satisfação e o prazer que envolvem a decisão, a compra e os momentos em que se utiliza/desfruta dela. Nesta pesquisa, a distinção feita pelos consumidores entre material e expe ...
As comparações entre compras experienciais e materiais, bem como os fenômenos a elas relacionados, têm recebido grande foco de pesquisadores das mais diversas áreas de estudo. As pesquisas mais significativas sobre o assunto passaram a abordar, ao longo dos anos, a relação desta distinção com a felicidade, o bem-estar, a satisfação e o prazer que envolvem a decisão, a compra e os momentos em que se utiliza/desfruta dela. Nesta pesquisa, a distinção feita pelos consumidores entre material e experiencial foi mais aprofundada, explorando sua influência quando se avalia o impacto da intensidade do desejo de uma compra futura na felicidade esperada com a mesma. Será que o desejo, em compras materiais ou experienciais, afeta a felicidade com a compra? Covariáveis como renda, materialismo, envolvimento e satisfação com a vida surtem efeito sobre esta relação? Quanto mais o consumidor desejar, mais felicidade irá prever? Mais especificamente, a presente pesquisa buscou medir: qual a influência da intensidade do desejo associado a uma compra (experiencial ou material) na felicidade esperada? Foi possível verificar que o efeito do desejo na felicidade esperada para compras materiais e experienciais demonstrou-se muito semelhante. Entretanto, para as mesmas intensidades de desejo, as compras experienciais demonstram maior felicidade esperada em comparação às materiais. Além disso, o envolvimento com a decisão de compra também demonstrou efeito de moderação significativo sobre esta relação: quanto maior o envolvimento, maior a felicidade esperada com a compra, independentemente da intensidade do desejo. ...
Abstract
The comparison between experiential and material purchases, as the phenomenon to which they are related, has been brought into focus by researchers from the most different areas. Over the years, the most significant researches about this subject started to explore the relation between this distinction and happiness, well-being, satisfaction and pleasure, which involve the decision, the purchase and the moments in which people enjoy it. In this research, the distinction consumers make between ma ...
The comparison between experiential and material purchases, as the phenomenon to which they are related, has been brought into focus by researchers from the most different areas. Over the years, the most significant researches about this subject started to explore the relation between this distinction and happiness, well-being, satisfaction and pleasure, which involve the decision, the purchase and the moments in which people enjoy it. In this research, the distinction consumers make between material and experiential purchases is detailed, exploring its influence over the impact of consumption desire over expected happiness. Does desire, in both material and experiential purchases, affects happiness with it? Covariables as income, materialism, involvement e life satisfaction have effect over this relation? The more people desire to buy something, the happier they expect to be? Specifically, this research sought to measure: what is the influence of the desire intensity associated to a purchase (experiential or material) over expected happiness? It was possible to verify that the effect of desire on expected happiness to material and experiential purchases is very similar. However, for the same desire intensities, experiential purchases demonstrated higher expected happiness compared to material ones. Furthermore, purchase-decision involvement also demonstrated a significant moderation effect: the higher the involvement, the higher the expected happiness for every desire intensity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3140)
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