Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMyskiw, Mauropt_BR
dc.contributor.authorLima, Lucas Oliveira dept_BR
dc.date.accessioned2016-09-09T02:12:51Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147958pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar quais as diferenças e as relações apontadas na literatura, a respeito da estrutura organizacional e de gestão, entre as chamadas “categorias de base” e as “escolas de iniciação” futebolística. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa. De modo específico, a revisão sistemática. Para a realização da análise e discussão elencaram-se cinco pontos/assuntos que consideramos estarem relacionados a gestão das categorias de base de futebol e das escolas de iniciação futebolística. São eles: a) objetivos/propósitos, b) equipe profissional atuante, c) questões estruturais, d) relação com o universo profissional (empresários, pais) e o último e) legislação. A análise da literatura permitiu a interpretação de que, em basicamente todos os pontos/assuntos, há maiores distanciamentos/diferenças do que aproximações/relações entre as categorias de base e as escolas de iniciação ao futebol. Sendo que o principal apontamento refere-se a noção de que a categoria de base se configura – fundamentalmente – como um espaço profissionalizante, envolto por aspectos mercadológicos e, em contrapartida, as escolas de iniciação (como sugere o nome) apresenta-se como um local voltado especialmente para a iniciação a modalidade futebol.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the differences and relations mentioned in the literature, regarding the organizational structure and management, between the so-called "youth system" and "football initiation schools". The research methodology was qualitative. Specifically, a systematic review. To perform the analysis and discussion was choose five points / issues that we think are related to management of football youth teams and football initiation schools. They are: a) objectives / purposes, b) active professional team, c) structural issues, d) relationship with the professional world (employers, parents) and the last e) legislation. The literature review allowed the interpretation that, basically, all points / issues, there are greater distances / differences than approaches / relations between the categories of basic and football initiation schools. And the main note refers to the notion that the base category is configured - fundamentally - as a professional space, surrounded by marketing aspects and, on the other hand, the initiation schools (as the name suggests) is presented as a site specially dedicated for initiation football mode.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectManagementen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectYouth systemen
dc.subjectFootball initiation schoolen
dc.titleA gestão das categorias de base de iniciação futebolística : aproximações e distanciamentospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001001131pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples