A gestão das categorias de base de iniciação futebolística : aproximações e distanciamentos
Fecha
2016Autor
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Nivel académico
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Tipo
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Resumo
O objetivo deste estudo é analisar quais as diferenças e as relações apontadas na literatura, a respeito da estrutura organizacional e de gestão, entre as chamadas “categorias de base” e as “escolas de iniciação” futebolística. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa. De modo específico, a revisão sistemática. Para a realização da análise e discussão elencaram-se cinco pontos/assuntos que consideramos estarem relacionados a gestão das categorias de base de futebol e das escolas de ...
O objetivo deste estudo é analisar quais as diferenças e as relações apontadas na literatura, a respeito da estrutura organizacional e de gestão, entre as chamadas “categorias de base” e as “escolas de iniciação” futebolística. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa. De modo específico, a revisão sistemática. Para a realização da análise e discussão elencaram-se cinco pontos/assuntos que consideramos estarem relacionados a gestão das categorias de base de futebol e das escolas de iniciação futebolística. São eles: a) objetivos/propósitos, b) equipe profissional atuante, c) questões estruturais, d) relação com o universo profissional (empresários, pais) e o último e) legislação. A análise da literatura permitiu a interpretação de que, em basicamente todos os pontos/assuntos, há maiores distanciamentos/diferenças do que aproximações/relações entre as categorias de base e as escolas de iniciação ao futebol. Sendo que o principal apontamento refere-se a noção de que a categoria de base se configura – fundamentalmente – como um espaço profissionalizante, envolto por aspectos mercadológicos e, em contrapartida, as escolas de iniciação (como sugere o nome) apresenta-se como um local voltado especialmente para a iniciação a modalidade futebol. ...
Abstract
The aim of this study is to analyze the differences and relations mentioned in the literature, regarding the organizational structure and management, between the so-called "youth system" and "football initiation schools". The research methodology was qualitative. Specifically, a systematic review. To perform the analysis and discussion was choose five points / issues that we think are related to management of football youth teams and football initiation schools. They are: a) objectives / purpos ...
The aim of this study is to analyze the differences and relations mentioned in the literature, regarding the organizational structure and management, between the so-called "youth system" and "football initiation schools". The research methodology was qualitative. Specifically, a systematic review. To perform the analysis and discussion was choose five points / issues that we think are related to management of football youth teams and football initiation schools. They are: a) objectives / purposes, b) active professional team, c) structural issues, d) relationship with the professional world (employers, parents) and the last e) legislation. The literature review allowed the interpretation that, basically, all points / issues, there are greater distances / differences than approaches / relations between the categories of basic and football initiation schools. And the main note refers to the notion that the base category is configured - fundamentally - as a professional space, surrounded by marketing aspects and, on the other hand, the initiation schools (as the name suggests) is presented as a site specially dedicated for initiation football mode. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Educación Física (1266)
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