A publicação de selfies no Facebook e seu papel para a construção da identidade
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca problematizar o papel da publicação de selfies no Facebook para a construção da identidade, tendo por objeto de análise os dados obtidos por meio de entrevistas em profundidade realizadas com 6 jovens usuários do Facebook, entre 18 e 29 anos, de ambos os sexos, que publicam selfies em seu perfil nesta plataforma online. A partir da revisão teórica, faz-se a distinção entre os termos redes sociais, mídias sociais e sites de redes sociais, com enfoque no Facebook, além d ...
O presente trabalho busca problematizar o papel da publicação de selfies no Facebook para a construção da identidade, tendo por objeto de análise os dados obtidos por meio de entrevistas em profundidade realizadas com 6 jovens usuários do Facebook, entre 18 e 29 anos, de ambos os sexos, que publicam selfies em seu perfil nesta plataforma online. A partir da revisão teórica, faz-se a distinção entre os termos redes sociais, mídias sociais e sites de redes sociais, com enfoque no Facebook, além de se explorar as definições dos termos selfie, representação social, identidade e seus desdobramentos. Como método de estudo, as entrevistas em profundidade são acompanhadas de uma análise de conteúdo, retomando as discussões teóricas previamente abordadas. A partir disso, o estudo reconhece na selfie um importante mecanismo atual para construção da identidade de cada sujeito perante os outros, ainda que se questione quão verdadeira é essa construção, bem como identifica sua contribuição para reforçar a imagem que o sujeito tem de si mesmo. ...
Abstract
The present research approaches the role that selfies published on Facebook have on identity development. The object of data analysis was obtained through in depth interviews conducted with six young Facebook users, between 18 and 29 years old, who usually post selfies on their Facebook page. The theoretical framework has distinguished the terms of social networks, social networking sites and social media, it also has explored the definitions of selfie, social representation, identity and its u ...
The present research approaches the role that selfies published on Facebook have on identity development. The object of data analysis was obtained through in depth interviews conducted with six young Facebook users, between 18 and 29 years old, who usually post selfies on their Facebook page. The theoretical framework has distinguished the terms of social networks, social networking sites and social media, it also has explored the definitions of selfie, social representation, identity and its unfolding. The data analysis was carried out using content analysis which approach previously discussed theoretical discussions. From that, it was possible to identify selfies contribution on strengthen the image that a person has of himself. Also, it was possible to recognize selfie as an current important mechanism of identity development, even that it is questioned how genuine is this development. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License