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dc.contributor.advisorPereira, Ana Cristina Cyprianopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Fabricio Borges dapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-20T02:14:32Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147457pt_BR
dc.description.abstractEm uma sociedade globalizante, um dos desafios é cuidar do lado humano da inclusão, especialmente se considerarmos as pessoas com deficiência como uma parcela da população segregada durante muitos anos da nossa história. O presente estudo tem como objetivo compreender o papel da mídia e da publicidade e propaganda na construção do estigma e do preconceito com relação às pessoas com deficiência. O estudo fundamentou-se no método de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo de duas campanhas publicitárias para desenvolver a análise proposta. A primeira campanha analisada foi a “Chamada para o Teleton 2009”, anunciada pela AACD, que mostra a utilização de estereótipos consagrados para gerar maior identificação com o público; e a segunda foi “O Treino que Muda Opiniões”, do Comitê Paralímpico do Rio 2016, onde os estereótipos são quebrados para mostrar a pessoa com deficiência como uma pessoa como qualquer outra. A análise mostra que a mídia e a publicidade e propaganda atuam na construção de estigmas e preconceito em relação às pessoas com deficiência e reproduzem a segregação através de informações equivocadas, terminologias obsoletas que são perpetuadas pela sociedade agravando a exclusão destes indivíduos. A importância do tema se dá na medida em que pesquisas apontam a crescente participação deste segmento populacional na vida em sociedade, cabendo aos profissionais de comunicação atentar para todos os aspectos que envolvem a comunicação, no sentido de possibilitar a inclusão de todos os cidadãos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.titlePropaganda, estereótipo e a pessoa com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000999119pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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