As equipes de saúde bucal no município de Pelotas/RS : avaliação da atenção primária
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Data
2016Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
The oral health teams in Pelotas/RS : evaluation of the primary care
Assunto
Resumo
As atuais políticas públicas vêm buscando a melhoria da saúde bucal da população brasileira. As equipes de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família apresentam-se como modelo que visa essa melhoria nas localidades, levando em consideração cada contexto. A avaliação dos serviços odontológicos prestados na atenção primária serve como subsídio para gestores municipais nortearem a assistência em saúde. Este estudo teve como objetivo descrever a organização da atenção primária nas equipes de saú ...
As atuais políticas públicas vêm buscando a melhoria da saúde bucal da população brasileira. As equipes de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família apresentam-se como modelo que visa essa melhoria nas localidades, levando em consideração cada contexto. A avaliação dos serviços odontológicos prestados na atenção primária serve como subsídio para gestores municipais nortearem a assistência em saúde. Este estudo teve como objetivo descrever a organização da atenção primária nas equipes de saúde bucal do município de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Foram inseridas nesse estudo seis equipes de saúde bucal que aderiram ao segundo ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionário e entrevista com os cirurgiões-dentistas (CD), utilizando como indicadores formação acadêmica, processo de trabalho, planejamento, ações de gestão, atividades de agenda e procedimentos. Os dados foram analisados no software SPSS v21 (Chicago: SPSS Inc). Os resultados apresentaram-se favoráveis em relação à educação continuada dos profissionais, sendo que 100% dos CD (n=6) apresentaram alguma pós-graduação em saúde pública/coletiva; todas as equipes participavam de ações de educação permanente em saúde e 83,3% (n=5) consideravam que as ações realizadas contemplavam as demandas e necessidades da equipe. Todas também recebiam apoio matricial e realizavam planejamento mensal das equipes. Entretanto, nenhuma das equipes possuía prontuário eletrônico. Salienta-se a necessidade de avaliação contínua para orientar a gestão nas tomadas de decisões e novas propostas com intuito de melhorar a assistência odontológica da população. ...
Abstract
The current public policies have sought to improve the oral health of the Brazilian population. The oral health teams from the Family Health Strategy are presented as a model aimed at the improvement in the localities, taking into account each context. The evaluation of the dental services provided in primary care serves as a resource for local managers guide to health care. This study aimed to describe primary care in oral health teams in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. Six oral health tea ...
The current public policies have sought to improve the oral health of the Brazilian population. The oral health teams from the Family Health Strategy are presented as a model aimed at the improvement in the localities, taking into account each context. The evaluation of the dental services provided in primary care serves as a resource for local managers guide to health care. This study aimed to describe primary care in oral health teams in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. Six oral health teams that joined the second cycle of the National Program for Improving Access and Quality of Primary Care were included on this study. Data were collected by means of a questionnaire and interviews with dentists (CD), using as academic indicators, work process, planning, management actions, schedule of activities and procedures. Data were analyzed using SPSS v21 software (Chicago: SPSS Inc). The results were favorable in relation to the continuing education of professionals - 100% of CD (n = 6) had some postgraduate degree in public health. All the oral health teams also received support matrix and performed monthly planning of the teams. All teams participated in continuing education actions in health and 83.3% (n = 5) considered that the actions contemplated demands and staff needs. However, none of the teams had electronic dental data records. It is important to emphasize the necessity for continuous assessment to guide the management in decision making and new proposals aiming to improve the oral health care of the population. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Coleções
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TCC Odontologia (938)
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