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dc.contributor.authorZambenedetti, Gustavopt_BR
dc.contributor.authorPiccinini, Carlos Augustopt_BR
dc.contributor.authorSales, André Luis Leite de Figueirêdopt_BR
dc.contributor.authorPaulon, Simone Mainieript_BR
dc.contributor.authorSilva, Rosane Azevedo Neves dapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-13T02:15:44Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1414-9893pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147194pt_BR
dc.description.abstractA construção de um sistema público de saúde pautado pela integralidade e humanização da atenção vem demandando transformações nos modos tradicionais de se fazer saúde e, consequentemente, nos processos formativos de seus trabalhadores. A Psicologia, sob a perspectiva da análise institucional, pode desenvolver ferramentas que propiciam novas experimentações relativas aos processos formativos em saúde. O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada com Agentes Comunitários de Saúde das equipes de Saúde da Família de uma gerência distrital do município de Porto Alegre-RS. A pesquisa incluiu um processo de formação em saúde, constituído por quatro módulos temáticos: Relação saúde/doença mental; Uso de álcool e outras drogas; Sexualidade e HIV-AIDS; e Estratégias de cuidado em saúde mental. O trabalho desenvolvido evidencia as contribuições da análise institucional para a saúde coletiva, sintetizadas em três aspectos: a formação como escuta e análise dos processos de trabalho; a transversalização das práticas, desconstruindo dicotomias e relações hierarquizadas; o exercício de desconstrução de estereótipos e de modos instituídos de operar as práticas em saúde.pt_BR
dc.description.abstractTo construct a public health care system guided by integrity and humanization of attention demands transformation of the traditional ways of health care and, consequently, of the formative processes of its workers. Psychology, from a perspective of institutional analysis, can develop tools that provide new trials relating to formative processes in health. The purpose of this article is to present a research-intervention held with Community Health Agents of Family Health teams of a district-run municipality of Porto Alegre, RS. The research included a process of training in health, consisting of four thematic modules: Relation of mental health/illness; Use of alcohol and other drugs; Sexuality and HIV-AIDS; and Care strategies for mental health. The work highlights the contributions of institutional analysis to the collective health, synthesized in three aspects: training as listening and analysis of work processes; mainstreaming of practice, deconstructing dichotomies and hierarchical relationships; exercising deconstruction of stereotypes and established ways of operating the health practices.en
dc.description.abstractLa construcción de un sistema público de salud pautado por la integralidad y humanización de la atención viene demandando transformaciones en los modos tradicionales de hacer salud y, consecuentemente, en los procesos formativos de sus trabajadores. La Psicología, bajo la perspectiva del análisis institucional, puede desarrollar herramientas que propician nuevas experimentaciones relativas a los procesos formativos en salud. El objetivo de este artículo es presentar una pesquisa-intervención realizada con Agentes Comunitarios de Salud de los equipos de Salud de la Familia de una gerencia distrital del municipio de Porto Alegre- RS. La pesquisa incluyó un proceso de formación en salud, constituido por cuatro módulos temáticos: Relación salud /enfermedad mental; Uso de alcohol y otras drogas; Sexualidad y VIH-SIDA; y Estrategias de cuidado en salud mental. El trabajo desarrollado evidencia las contribuciones del análisis institucional para la salud colectiva, sintetizadas en tres aspectos: la formación como escucha y análisis de los procesos de trabajo; la transversalización de las prácticas, deconstruyendo dicotomías y relaciones jerarquizadas; el ejercicio de deconstrucción de estereotipos y de modos instituidos de operar las prácticas en salud.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : ciência e profissão. Brasilia. Vol. 34, n.3 (2014), p. 690-703.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstitutional analysisen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectPessoal de saúdept_BR
dc.subjectHealth professional educationen
dc.subjectAnálise institucionalpt_BR
dc.subjectMental healthen
dc.subjectAnálisis institucionales
dc.subjectPsicologíaes
dc.subjectFormación de los profesionales de la saludes
dc.subjectSalud mentales
dc.titlePsicologia e análise institucional : contribuições para os processos formativos dos agentes comunitários de saúdept_BR
dc.title.alternativePsychology and institutional analysis : contributions to formative processes of community health agents en
dc.title.alternativePsicología y análisis institucional : contribuciones para los procesos formativos de los agentes comunitarios de salud es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000990440pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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