Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Ana Karinpt_BR
dc.contributor.authorSavi, Patríciapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-12T02:15:23Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147149pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como tema cultura organizacional e liderança. Seu objetivo é analisar como as lideranças da Aiesec em Porto Alegre contribuem para legitimar os elementos da cultura nacional da ONG. A pesquisa é de caráter qualitativo e, como métodos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A partir da pesquisa bibliográfica, são apresentadas abordagens sobre cultura organizacional, seus níveis, elementos e tipos. Além disso, discute-se como ocorre a influência dos indivíduos e líderes sobre a cultura e conceitos sobre subcultura e contracultura. O estudo de caso teve como objeto a cultura da Aiesec em Porto Alegre, para o qual se utilizou, como técnica de coleta de dados, análise documental, entrevistas semiestruturadas, observação e questionário. Para a análise dos dados, optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Em linhas gerais, constata-se que a principal estratégia utilizada pelas lideranças para legitimar a cultura da organização são os eventos, que contemplam elementos da cultura e possibilitam a integração entre os voluntários. As lideranças da Aiesec contribuem para o entendimento de que o desenvolvimento é adquirido através da busca de resultados, fornecendo um sentido às atividades que os membros realizam.pt_BR
dc.description.abstractThe study has as subject organizational culture and leadership. Its objective is to analyze how the leaders of Aiesec in Porto Alegre contribute to legitimize the elements of the national NGO's culture. The research is qualitative and, as methods, were used bibliographic research and the case study. Through bibliographic research, are presented approaches about organizational culture, its levels, elements and types. In addition, it is discussed the influence of individuals and leaders on the culture and concepts about subculture and counterculture. The case study had as object the culture of Aiesec in Porto Alegre, for which was used, as data collection technique, document analysis, semi-structured interviews, observation and questionnaire. For data analysis, was chosen the technique of content analysis. In general, it was verified that the main strategy used by leaders to legitimize the organization's culture are the events, which include elements of culture and enable integration among the volunteers. The leaders of AIESEC contribute to the understanding that development is acquired through seeking of results, which provides a meaning for the activities that members perform.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational cultureen
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectLeadershipen
dc.subjectAiesecen
dc.titleLegitimação da cultura pelos líderes da Aiesec em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000999108pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples