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dc.contributor.advisorSilva, Marta Isaacsson de Souza ept_BR
dc.contributor.authorMendo, Marinapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-12T02:15:22Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147147pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta reflexões sobre o processo de criação de Fábrica de Calcinha, pesquisa artística realizada pela autora com o objetivo de explorar a sonoridade como ativadora e norteadora da composição da cena. O processo de criação partiu da sonoridade percebida no centro da cidade de Porto Alegre. O encontro com este material foi estimulado pelo procedimento de Derivas Sonoras, das quais participaram a própria autora, um músico e um performer. Construiu-se, assim, um arquivo de objetos sonoros (Schaeffer, 1966), objetos perceptivos decodificados pela mente como um som, gravados na memória dos corpos e em dispositivos tecnológicos, e recuperados em diferentes etapas do processo de criação. A escuta se afirmou como poética de trabalho, mediando as interações que deram forma ao material cênico. Para a organização das diferentes ações cênicas (físicas, sonoras e vocais) criadas em improvisações, foi utilizado, sobretudo, um modelo de partitura cênica desenvolvido pelo encenador e compositor Heiner Goebbels.pt_BR
dc.description.abstractThe dissertation presents reflections on the process of creating Fabrica de Calcinha (Panty Factory), artistic research done by the author in order to explore the sonority as activating and guiding the composition of a scene. The creation process started from the sounds perceived in the center of Porto Alegre. We used the Dérive Sonore procedure as stimuli for this encounter, which was carried out by the author herself, a musician and a performer. We were, thus, able to build a database of sound objects (Schaeffer, 1966), perceptual objects decoded by the mind as a sound, recorded in the memory of bodies and technological devices and recovered at different stages of the creation process. The listening of the material affirmed itself as poetic work mediating the interactions that shaped the scenic material. For the organization of the different performing actions (physical, sound and vocals) created in improvisations, we primarily used a scenic music score model developed by the director and composer Heiner Goebbels.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreation processen
dc.subjectProcesso de criação : Teatropt_BR
dc.subjectSonoridadept_BR
dc.subjectLoudnessen
dc.subjectDeriva sonorapt_BR
dc.subjectListeningen
dc.subjectDriften
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subjectSound actionen
dc.subjectDerive sonoreen
dc.titleProvocações sonoras : uma investigação da escuta na criação cênicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000999225pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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