As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que maneira as organizações do setor imobiliário estão utilizando as redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação digital com os seus públicos. Dessa forma, o estudo analisa as estratégias utilizadas nesse segmento a partir da atuação das empresas Auxiliadora Predial e Imobiliária Ducati no Facebook. O trabalho reflete sobre os principais conceitos acerca da comunicação organizacional, da comunicação digital e das redes ...
O presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que maneira as organizações do setor imobiliário estão utilizando as redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação digital com os seus públicos. Dessa forma, o estudo analisa as estratégias utilizadas nesse segmento a partir da atuação das empresas Auxiliadora Predial e Imobiliária Ducati no Facebook. O trabalho reflete sobre os principais conceitos acerca da comunicação organizacional, da comunicação digital e das redes sociais no ambiente organizacional, bem como contextualiza o mercado imobiliário atual a partir de levantamentos sobre o perfil e o comportamento do consumidor e a inserção desse setor na internet e nas redes sociais. A análise de conteúdo foi a metodologia de pesquisa empregada para a realização deste estudo, possibilitando que os dados coletados fossem divididos em quatro categorias: Produtos e Serviços, Informacional, Entretenimento e Institucional. A partir dessas categorias, identificou-se que ambas as organizações analisadas ainda possuem em suas estratégias uma comunicação essencialmente mercadológica, além de não se preocuparem em estabelecer relacionamentos efetivos com os seus públicos por meio de uma interação mútua do modelo simétrico de mão dupla. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License