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dc.contributor.advisorSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.contributor.authorBernardi, Álvaropt_BR
dc.date.accessioned2016-08-11T02:16:02Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147089pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa Dissenso e partilha no cinema contemporâneo: encontros com o filme “Doméstica”, de Gabriel Mascaro, está dividida em quatro partes. Em um primeiro momento, revisamos as principais linhas de força do pensamento estético e político do filosofo Jacques Rancière. Num segundo momento, apresentamos um percurso histórico dos regimes de identificação das artes, a fim de compreender a constituição do atual regime estético das artes, bem como suas implicações para a relação entre arte e política. Num terceiro momento, destacamos alguns elementos do filme O Homem com uma Câmera (1929), de Dziga Vertov, que viria a se tornar uma referência para os documentaristas contemporâneos. Na sequência, situamos alguns autores do campo da comunicação que vêm discutindo hoje os aspectos estéticos e políticos do cinema documentário, e propomos pensar a política no documentário, a partir da dimensão da organização formal dos filmes. Por fim, no último capítulo, a partir das noções de partilha do sensível e dissenso, analisamos os componentes estéticos do filme “Doméstica”, de Gabriel Mascaro, a fim de compreender como esse filme têm operado os agenciamentos estéticos e políticos. Dessa forma, entendemos que o cinema documentário é político, quando produz – material e simbolicamente – uma reconfiguração da partilha do sensível.pt_BR
dc.description.abstractThe search, Dissent and Distribution of the Sensible in contemporary cinema: encounters with the film “Doméstic”, by Gabriel Mascaro, are divided into four parts. As a first approach, we review the main topics in Jacques Rancière aesthetical and political thought. As a second point, we introduce a historical course around art`s identification issue, in order to comprehend the aesthetical art issue in its current constitution, as well as its involvements with arts and politics relations. As a third moment we focus in some elements and discussions around O homem com uma câmera (1929), by Dziga Vertov, who became a central reference for contemporaneous documentary filmmakers. Then we refer to some authors in the communication studies who discusses nowadays the aesthetical and political aspects of documentary, as well as we propose to relate the documentary`s politics to the film`s formal aspects. Finally, we analyze a film that compose our corpus, based on the concepts previously reviewed, as an approach to these film operation into aesthetical and political agencies. That way, we find out the documentary cinema is political in fact, when it develops - material and symbolically - a reconfiguration of the sensible distribution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectFilme documentáriopt_BR
dc.subjectDocumentary cinemaen
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectDistribution of the sensibleen
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectAestheticsen
dc.titleDissenso e partilha no cinema contemporâneo: encontros com o filme “Doméstica”, de Gabriel Mascaropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coDiniz, Felipe Maciel Xavierpt_BR
dc.identifier.nrb000999035pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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