Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente
Visualizar/abrir
Data
2007Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A psicologia é uma disciplina presente nos diversos cursos de licenciatura, porém pouco se tem discutido sobre sua repercussão na formação docente. Neste trabalho qualitativo exploratório aborda-se a importância que as disciplinas de psicologia têm na formação de futuros docentes, a partir das concepções de alunos de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram deste estudo 84 alunos (60% do sexo feminino e 40% do sexo masculino), com idades variand ...
A psicologia é uma disciplina presente nos diversos cursos de licenciatura, porém pouco se tem discutido sobre sua repercussão na formação docente. Neste trabalho qualitativo exploratório aborda-se a importância que as disciplinas de psicologia têm na formação de futuros docentes, a partir das concepções de alunos de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram deste estudo 84 alunos (60% do sexo feminino e 40% do sexo masculino), com idades variando entre 18 e 44 anos (x = 25 anos) e cursando diferentes semestres. Os alunos responderam a um questionário. As respostas foram analisadas através da análise de conteúdo. A maioria dos alunos (90%) considerou estas disciplinas de suma importância para o seu fazer docente e 54% mencionaram que todos os conteúdos destas disciplinas são relevantes para a formação. Conteúdos considerados importantes e mais mencionados foram: compreender os alunos e suas dificuldades, desenvolvimento – Piaget e Freud, teorias e processos de aprendizagem. As críticas em relação ao ensino da psicologia ficaram centralizadas nas metodologias de ensino utilizadas pelos professores. De acordo com os alunos, as metodologias mais utilizadas são: aulas expositivas e teóricas, seminários e discussões, leitura de textos e trabalhos em grupo. Quando questionados sobre como eles consideram que os conteúdos deveriam ser trabalhados, os alunos responderam: com mais práticas e trabalhos de campo, de uma forma teórico-prática, trazendo exemplos e que deveriam ser disponibilizadas mais disciplinas para maior aprofundamento dos conteúdos. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa pode-se perceber que os alunos consideram a psicologia como disciplina importante na sua formação, porém a forma como ela vem sendo ministrada recebe críticas. Nesse sentido, consideram-se necessários novos estudos que visem propor modificações nas metodologias de ensino da psicologia na formação de professores. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Psicologia (438)
Este item está licenciado na Creative Commons License