Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorFofonka, Jaqueline de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-11T02:15:32Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147055pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende compreender as estratégias visuais e narrativas utilizadas em filmes de animação para atingir o público infantil e adulto; para isso, o objeto empírico eleito para análise foi o filme de animação Divertida Mente (Pixar, 2015). Através de uma contextualização sobre o surgimento do cinema de animação com suporte de Mannoni (2003), Lucena Júnior (2011), Arlindo Machado (2005) e Nader (2007), uma investigação sobre as características e significações dos contos de fadas através de Cashdan (2000), Bettelheim (2014) e Diana e Mario Corso (2006), e de uma averiguação das questões que envolvem a construção visual no cinema de animação sob a luz de Dondis (2007), Arnheim (2013) e Haake (2009), foi possível identificar que o filme estudado possui diversos modos narrativos e visuais para falar aos públicos observados. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, coleta de informações sobre a produção e análise utilizando, principalmente, os quatro momentos narrativos elencados por Cashdan (2000): Travessia, Encontro com Presença Diabólica, Conquista e Celebração. As relações encontradas permitem um maior entendimento sobre como o cinema de animação se comporta atualmente.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand the visual and narrative strategies used in animated films to reach the childish and adult audiences; to do so, the empirical object chosen for analysis was the animated film Inside Out (Pixar, 2015). Through a contextualization about the origin of animated films with support from Mannoni (2003), Lucena Júnior (2011), Arlindo Machado (2005) e Nader (2007), an investigation about the characteristics and meanings of fairy tales through Cashdan (2000), Bettelheim (2014) e Diana e Mario Corso (2006) and an investigation of the issues surrounding the visual construction in animated films in the light of Dondis (2007), Arnheim (2013) e Haake (2009), it was possible to identify that the studied movie has several narrative and visual ways to talk to the studied publics. The used methodology was literature review, information collecting on the production and analysis using mainly the four narrative moments listed by Cashdan (2000): Crossing, Encounter with an Evil Presence, Conquest and Celebration. The relations found allow a greater understanding of how the animated films currently behave.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnimated filmsen
dc.subjectDivertida Mente (Filme)pt_BR
dc.subjectCinema de animaçãopt_BR
dc.subjectFairy talesen
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectNarrativa cinematográficapt_BR
dc.subjectVisual constructionen
dc.subjectInside outen
dc.subjectPixaren
dc.titleEra uma vez... Divertida Mente: estratégias narrativas e visuais para falar a crianças e adultos em filmes de animaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCoca, Adriana Pierrept_BR
dc.identifier.nrb000999043pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples