As Américas de Narcos: representações identitárias em uma série transnacional
dc.contributor.advisor | Rossini, Miriam de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Martina Nichel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-05T02:15:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/144261 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar as representações identitárias da Colômbia e dos Estados Unidos na primeira temporada da série Narcos (2015), produção original da Netflix. A discussão sobre identidade parte dos Estudos Culturais britânicos, através de conceitos de Stuart Hall (2013), e latinoamericanos, com Néstor García Canclini (2003). Os autores Tomaz Tadeu da Silva (2013), Kathryn Woodward (2013) e Renato Ortiz (1994) também contribuem para compreender o descentramento do sujeito pós-moderno, os modos como as nações são imaginadas e a relação entre identidade e diferença. Essas questões são pertinentes para o tencionamento de projetos transnacionais de produção audiovisual, pois influenciam seus modos de produção e de distribuição. Valdellós e Muñoz (2011) e Bordwell (2008) nos ajudam a entender como a série Narcos se insere nesse contexto, já que é uma produção estadunidense, com diretores e atores latino-americanos e norte-americanos, ambientada na Colômbia. A narrativa é construída a partir da narração de um policial estadunidense, que descreve as relações entre Estados Unidos e Colômbia, qualificando os dois países. Através da análise fílmica, compara-se a voz do narrador e a apresentação em linguagem audiovisual das representações dos territórios colombiano e estadunidense, dos agentes políticos e dos policiais dos dois países. Com base na análise dessas três categorias, é possível identificar diferentes representações identitárias dos dois países e relacioná-las com as características transnacionais de produção e distribuição da série Narcos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene como objetivo analizar las representaciones de las identidades de Colombia y de los Estados Unidos en la primera temporada de la serie Narcos (2015), producción original de Netflix. La discusión acerca de la identidad parte de los Estudios Culturales británicos a través de conceptos de Stuart Hall (2013), y latinoamericanos, con Néstor García Canclini (2003). Los autores Tomaz Tadeu da Silva (2013), Kathryn Woodward (2013) y Renato Ortiz (1994) también contribuyen a la comprensión del descentramiento del sujeto posmoderno, las formas en que son imaginadas las naciones y la relación entre identidad y diferencia. Estas cuestiones son relevantes para el tensionamiento de proyectos transnacionales de producción audiovisual, ya que influyen en sus modos de producción y distribución. Valdellós y Muñoz (2011) y Bordwell (2008) nos ayudan a entender como la serie Narcos se introduce en este contexto, ya que es una producción estadounidense con directores y actores latino-americanos y norteamericanos, ambientada en Colombia. La narrativa se construye a partir de la narración de un policía estadounidense, que describe la relación entre Estados Unidos y Colombia, calificando los dos países. A través del análisis fílmico, comparanse la voz del narrador y la presentación em linguaje visual de las representaciones de los territorios de Colombia y Estados Unidos, de los agentes políticos y policías de los dos países. Con base en el análisis de estas tres categorías, es posible identificar las diferentes representaciones de las identidades de ambos países y relacionarlas con las características transnacionales de producción y distribución de la serie Narcos. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Audiovisual | en |
dc.subject | Identidade nacional | pt_BR |
dc.subject | Identidad | en |
dc.subject | Narcos (Série de televisão) | pt_BR |
dc.subject | Netflix | en |
dc.subject | Cinema transnacional | en |
dc.title | As Américas de Narcos: representações identitárias em uma série transnacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Pimentel, Juliano Rodrigues | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000998971 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Comunicação Social (1829)