Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCortimiglia, Marcelo Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Daniel Thomé dept_BR
dc.date.accessioned2016-07-22T02:17:06Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143854pt_BR
dc.description.abstractA conectividade e interação proporcionada pela web 2.0 permitiu o desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem que rapidamente tornaram-se amplamente empregados na educação a distância. Ao mesmo tempo, esta tecnologia vem ganhando espaço como ferramentas de apoio aos processos de ensino-aprendizagem também na educação presencial, em especial na educação superior, favorecendo o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Assim, torna-se crescente a preocupação com os processos de adoção e difusão da tecnologia. Esta pesquisa objetiva investigar a adoção e a difusão dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem em uma Universidade Federal que os disponibiliza para uso facultativo dos docentes. O fenômeno é investigado sob a ótica do adotante – o professor – a partir de uma abordagem multiteórica, valendo-se de elementos e conceitos da Teoria da Difusão da Inovação (IDT), do Modelo de Adoção Baseado em Preocupações (CBAM) e da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT). Os resultados indicam um processo de difusão bastante desigual nas instâncias da Universidade, explicado pelas diferentes oportunidades de experimentação mediante incentivos externos e contato com tecnologia ao longo do tempo. Além disso, identificaram-se duas orientações básicas no uso dos ambientes – gestão e aprendizagem – e as respectivas preocupações dos docentes em relação à implementação da inovação.pt_BR
dc.description.abstractThe connectivity and interaction provided by the Web 2.0 allowed the development of Virtual Learning Environments that quickly became widely used in distance education. Simultaneously this technology has been used as a tool to support teaching and learning also in face-to-face education and it is stimulating the development of new pedagogical practices. Thus there is a growing concern with understanding adoption and diffusion process of virtual environments. This research aims to investigate the adoption and diffusion of this technology in a Federal University which provides it for teachers in a free and optional way. The phenomenon is investigated from the perspective of the adopter – the teacher – using a multitheoretical approach drawing on elements and concepts from the Innovation Diffusion Theory (IDT), Adoption Model Based Concerns (CBAM) and Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT). The results indicate very unequal diffusion in the University explained by academic units's differences in opportunities of experimentation with the technology by external incentives and contact with it over time. Furthermore, we identified two basic orientations in the use of the e-learning environments – managing and learning – and the faculty concerns regarding the implementation of innovation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdoptionen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectDiffusionen
dc.subjectEducationen
dc.subjectVirtual learning environmentsen
dc.titleAdoção e difusão de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior presencialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917405pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples