A análise de conteúdo como estratégia de pesquisa interpretativa em educação em ciências
dc.contributor.author | Ferreira, Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Loguercio, Rochele de Quadros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-11T02:09:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-6576 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142567 | pt_BR |
dc.description.abstract | A análise de conteúdo é um instrumento de exploração interpretativa de documentos de diversas naturezas, procedida por técnicas que visam à organização e à sistematização de unidades textuais para a evidenciação de núcleos de sentido, a exemplo de temas, conceitos e significados. Constitui, sobretudo pela diversidade de aplicações e de recursos metodológicos, uma importante estratégia de subsídio à pesquisa interpretativa em Ensino de Ciências. Por essa razão, este artigo tem por proposta ser um ensaio teórico sobre a análise de conteúdo, notadamente por meio da caracterização dos seus fundamentos e objetivos, da apresentação de aspectos históricos, da indicação de suas possibilidades de aplicação, da descrição do método e de suas respectivas técnicas, da abordagem sobre o uso de softwares em sua consecução e da discussão de questões relativas às limitações do método. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se ampla revisão bibliográfica em obras referenciais sobre o tema, destacadamente o panorâmico livro Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. A detalhada descrição e a discussão sobre a análise de conteúdo permitiram, como resultado, evidenciá-la como importante estratégia subsidiária às pesquisas interpretativas em Educação em Ciências, colocando em perspectiva a potência da sua extrapolação teórico-metodológica a domínios de interesse da formação de professores e do ensino em Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | Content analysis is a tool for interpretive exploration of various kind of documents carried by techniques aimed at the organization and systematization of textual units for the disclosure of clusters of meaning like themes, concepts and meanings. Especially in diversity of applications and methodological resources function, is an important strategy to subsidize interpretative research in Science Teaching. For this reason, this article is proposed to be a theoretical essay on content analysis, notably through the characterization of its foundations and objectives, presentation of historical aspects, the indication of its possible applications, the description of the method and their respective techniques, the approach to the use of software on their achievement and discuss issues regarding the limitations of the method. To achieve the proposed objectives, it was performed an extensive literature review in reference works on the subject, notably the panoramic book Content Analysis, written by Laurence Bardin. As a result, the detailed description and discussion of the content analysis enabled to evidence it as an important subsidiary strategy of interpretive research in Science Education, putting into perspective the power of its theoretical and methodological extrapolation to areas of interest in teacher education and teaching in Physics. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | REVELLI – Revista de Educação, Língua e Literatura. Inhumas, GO. Vol. 6, n. 2 (out. 2014), p. 33-49 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Content Analysis | en |
dc.subject | Análise de conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Science Education | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Research | en |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.title | A análise de conteúdo como estratégia de pesquisa interpretativa em educação em ciências | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000994515 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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