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dc.contributor.authorFerreira, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorLoguercio, Rochele de Quadrospt_BR
dc.date.accessioned2016-06-11T02:09:02Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1984-6576pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142567pt_BR
dc.description.abstractA análise de conteúdo é um instrumento de exploração interpretativa de documentos de diversas naturezas, procedida por técnicas que visam à organização e à sistematização de unidades textuais para a evidenciação de núcleos de sentido, a exemplo de temas, conceitos e significados. Constitui, sobretudo pela diversidade de aplicações e de recursos metodológicos, uma importante estratégia de subsídio à pesquisa interpretativa em Ensino de Ciências. Por essa razão, este artigo tem por proposta ser um ensaio teórico sobre a análise de conteúdo, notadamente por meio da caracterização dos seus fundamentos e objetivos, da apresentação de aspectos históricos, da indicação de suas possibilidades de aplicação, da descrição do método e de suas respectivas técnicas, da abordagem sobre o uso de softwares em sua consecução e da discussão de questões relativas às limitações do método. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se ampla revisão bibliográfica em obras referenciais sobre o tema, destacadamente o panorâmico livro Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. A detalhada descrição e a discussão sobre a análise de conteúdo permitiram, como resultado, evidenciá-la como importante estratégia subsidiária às pesquisas interpretativas em Educação em Ciências, colocando em perspectiva a potência da sua extrapolação teórico-metodológica a domínios de interesse da formação de professores e do ensino em Física.pt_BR
dc.description.abstractContent analysis is a tool for interpretive exploration of various kind of documents carried by techniques aimed at the organization and systematization of textual units for the disclosure of clusters of meaning like themes, concepts and meanings. Especially in diversity of applications and methodological resources function, is an important strategy to subsidize interpretative research in Science Teaching. For this reason, this article is proposed to be a theoretical essay on content analysis, notably through the characterization of its foundations and objectives, presentation of historical aspects, the indication of its possible applications, the description of the method and their respective techniques, the approach to the use of software on their achievement and discuss issues regarding the limitations of the method. To achieve the proposed objectives, it was performed an extensive literature review in reference works on the subject, notably the panoramic book Content Analysis, written by Laurence Bardin. As a result, the detailed description and discussion of the content analysis enabled to evidence it as an important subsidiary strategy of interpretive research in Science Education, putting into perspective the power of its theoretical and methodological extrapolation to areas of interest in teacher education and teaching in Physics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREVELLI – Revista de Educação, Língua e Literatura. Inhumas, GO. Vol. 6, n. 2 (out. 2014), p. 33-49pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContent Analysisen
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectScience Educationen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectResearchen
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleA análise de conteúdo como estratégia de pesquisa interpretativa em educação em ciênciaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000994515pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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