Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLopes, Daniel de Queirozpt_BR
dc.contributor.authorSommer, Luis Henriquept_BR
dc.contributor.authorSchmidt, Saraí Patríciapt_BR
dc.date.accessioned2016-06-11T02:08:46Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1415-9902pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142559pt_BR
dc.description.abstractFrente à constante transformação do cenário tecnológico, ao invés da formação focada no uso aplicado e restrito das tecnologias digitais, é preciso criar e disseminar metodologias que se articulem aos saberes e práticas próprias da docência, articulando proposições teóricas e epistemológicas que não sigam o ritmo de obsolescência imposto pelo mercado tecnológico. O presente ensaio teórico visa apresentar e constituir uma discussão em torno da ideia de curadoria como um conceito e uma estratégia para a docência on-line no sentido de favorecer práticas de ensino e de aprendizagem a favor da autoria docente e da socialização dos saberes. Numa perspectiva teórico-metodológica, consideramos a comunicação, a mobilidade, o hibridismo tecnológico e a liberação do polo da emissão como elementos chave que podem sustentar a curadoria como prática de socialização e mediação de saberes, carregando de potência as experiências de aprendizagem no contexto da educação on-line.pt_BR
dc.description.abstractFaced with constantly changing technological scenario, instead of training focused on applied and restricted use of digital technologies, it is necessary to create and disseminate methodologies that are linked to their own knowledge and practices of teaching, combining theoretical and epistemological propositions that do not follow the pace of technological obsolescence imposed by the market. This theoretical essay aims to present and provide a discussion around the idea of curatorship as a concept and a strategy for online teaching in order to improve teaching and learning practices in favor of teachers authoring and socialization of knowledge. In a theoretical-methodological perspective, we consider communication, mobility, technological hybridism and release of emission pole as key elements that could sustain curatorship as a practice of socialization and mediation of knowledge, enhancing the learning experiences in the context of online education.en
dc.description.abstractAnte a la transformación constante del escenario tecnológico, en lugar de la formación centrada en el uso aplicado y restringido de las tecnologías digitales, es necesario crear y difundir metodologías que estén vinculadas a sus propios conocimientos y prácticas docentes, la combinación de propuestas teóricas y epistemológicas que no siguen el ritmo de obsolescencia tecnológica impuesta por el mercado. Este trabajo teórico tiene como objetivo presentar y proporcionar una discusión en torno a la idea de curaduría como un concepto y una estrategia para la docencia online, para favorecer las prácticas de enseñanza y de aprendizaje en favor de la autoría docente y la socialización de los saberes. Desde una perspectiva teórico-metodológica, consideramos que la comunicación, la movilidad, la hibridez tecnológica y la liberación del polo de emisión como elementos clave que pueden sustentar la curaduría como práctica de socialización y mediación de los saberes, llevando potencia a las experiencias de aprendizaje en el contexto de la educación online.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & linguagem : revista do Centro de Ciências da Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Vol. 17, n. 2 (jul./dez. 2014), p. 54-72pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCuratorshipen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectOn-line Educationen
dc.subjectPedagogical Practicesen
dc.subjectCuraduríaes
dc.subjectTecnologías Digitaleses
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectEducación en Líneaes
dc.subjectPrácticas Pedagógicases
dc.titleProfessor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-linept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000993876pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples