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dc.contributor.authorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorRichter, Sandra Regina Simonispt_BR
dc.contributor.authorDelgado, Ana Cristina Collpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-10T02:09:43Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142504pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil a educação das crianças de 0 a 5 anos vem sendo efetivada desde o fim do século XIX, com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência na escola. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça e de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva a compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 31, n. 4 (out./dez. 2015), p. 95-119pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.titleEducação infantil : tempo integral ou educação integral?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000992360pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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