Educação infantil : tempo integral ou educação integral?
dc.contributor.author | Barbosa, Maria Carmen Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Richter, Sandra Regina Simonis | pt_BR |
dc.contributor.author | Delgado, Ana Cristina Coll | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-10T02:09:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-4698 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142504 | pt_BR |
dc.description.abstract | No Brasil a educação das crianças de 0 a 5 anos vem sendo efetivada desde o fim do século XIX, com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência na escola. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça e de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva a compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 31, n. 4 (out./dez. 2015), p. 95-119 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.title | Educação infantil : tempo integral ou educação integral? | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000992360 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39774)Ciências Humanas (6848)