Roupas com apelo ecoinovador : o pais de origem é importante?

Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Tipo
Outro título
Eco-innovative textile clothing : Is Country of Origin Important?
Assunto
Resumo
O objetivo desta pesquisa é investigar a infl uência do país de origem na atitude e na intenção de compra dos brasileiros em relação a roupas de tecido ecoinovador. Para tanto, foram conduzidos dois estudos. O primeiro, exploratório, identifi cou percepções quanto à qualidade de roupas produzidas em diferentes países. O segundo, de natureza experimental, avaliou atitude e intenção de compra em relação a roupas de tecido ecoinovador produzidas nesses países. Nesse sentido, os resultados apontam ...
O objetivo desta pesquisa é investigar a infl uência do país de origem na atitude e na intenção de compra dos brasileiros em relação a roupas de tecido ecoinovador. Para tanto, foram conduzidos dois estudos. O primeiro, exploratório, identifi cou percepções quanto à qualidade de roupas produzidas em diferentes países. O segundo, de natureza experimental, avaliou atitude e intenção de compra em relação a roupas de tecido ecoinovador produzidas nesses países. Nesse sentido, os resultados apontam atitude e intenção de compra positivas em relação ao produto ecoinovador. Porém, o interesse por esse produto não está associado ao país de origem. A falta de suporte empírico para as hipóteses sugere que fatores intrínsecos, como a característica ecológica do produto, ainda são mais importantes que o país de origem, que, por sua vez, torna-se menos relevante com a crescente globalização da produção e do consumo. Dessa forma, empresas do setor têxtil podem buscar diferenciação estratégica e competitividade ao estabelecerem sua produção no país que considerarem mais adequado (sem preocupação com a imagem do país de origem) enquanto focam em ecoinovações. Verifi cou-se também que a ecoinovação na produção têxtil e a infl uência do país de origem não tinham sido investigadas anteriormente em um mesmo estudo. Embora ainda não confi rmada, a infl uência do país de origem nas atitudes e intenções de compra, os resultados são relevantes em termos teóricos e gerenciais. ...
Resumen
The purpose of this research is to investigate the infl uence of country of origin on Brazilian’s attitude and purchase intention regarding eco-innovative textile clothing. In order to do that, two studies were conducted. The fi rst one, exploratory, identifi ed perceptions about the quality of clothing produced in different countries. The second one, experimental in nature, evaluated attitude and purchase intention regarding eco-innovative textile clothing produced in such countries. Results i ...
The purpose of this research is to investigate the infl uence of country of origin on Brazilian’s attitude and purchase intention regarding eco-innovative textile clothing. In order to do that, two studies were conducted. The fi rst one, exploratory, identifi ed perceptions about the quality of clothing produced in different countries. The second one, experimental in nature, evaluated attitude and purchase intention regarding eco-innovative textile clothing produced in such countries. Results indicate positive attitude and purchase intention towards the eco-innovative product. However, the interest in this product is not associated with the country of origin. The lack of empirical support for the hypotheses suggests that intrinsic factors such as the product ecological characteristic still are more important than the country of origin, which in turn becomes less relevant with the increasing production and consumption globalization. Thus textile sector fi rms may pursue strategic differentiation and competitiveness by establishing their production in the country they consider better to do it (without concerns about the country of origin image) while focusing on eco-innovations. Eco-innovation in textile production and the infl uence of country of origin have not been investigated in a same study before. Although the infl uence of country of origin on attitudes and purchase intentions was not confi rmed, the results are relevant for theory and practice. ...
Contido em
IJBMkt - International Journal of Business & Marketing. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (2015), p. 28-42
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42503)Ciências Sociais Aplicadas (4387)
Este item está licenciado na Creative Commons License
