Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.contributor.authorFischer, Geraldo Buenopt_BR
dc.date.accessioned2016-06-02T02:08:46Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142242pt_BR
dc.description.abstractNa Dissertação são descritas experiências na disciplina de Artes, junto a jovens estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, sistematizadas através de processos que se aproximam de uma pesquisa-ação, ou pesquisa na ação, no campo da performance. O termo “performance” relaciona-se à ideia de arte que se mistura à vida como um acontecimento, forma estética explorada a partir dos anos 1960 e 1970 em diferentes países do mundo ocidental. A palavra “experiência” remete à prática artística e à memória de momentos vividos coletivamente com os estudantes, que geraram significados variados para os envolvidos, reinterpretados na pesquisa, cujo foco está na criação, na composição de episódios performativos e na reflexão sobre como esses experimentos repercutem nas relações aluno- professor-escola-vida.pt_BR
dc.description.abstractIn the study experiences in the discipline of Art are described, with young students from 1st and 2nd year of High School in a public school in Porto Alegre, systematized through processes that resemble an action research, or research in action in the field of performance. The term "performance" is related to the idea of art that blends to life as an event, aesthetic form explored from the 1960s and 1970s in different countries of the Western world. The word "experience" refers to the artistic practice and the memory of moments lived collectively with students, which generated different meanings for those involved, reinterpreted in the research, which is focused on the creation, on the composition of performative episodes, and on the reflection about the way these experiments affect student-teacher-school-liferelations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArten
dc.subjectArte : Educaçãopt_BR
dc.subjectPerformance (Teatro)pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectExperienceen
dc.subjectYouthen
dc.titlePráticas performativas no ensino médio : experiências na disciplina de Artes Visuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000993704pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples