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dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Tamara Trisch dapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-28T02:09:22Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142142pt_BR
dc.description.abstractExistem outros lugares, além da escola, que ensinam sobre diferentes assuntos atuando, segundo os Estudos Culturais, por meio de uma Pedagogia cultural: são eles as mídias impressas, televisivas, os filmes, as revistas, entre outros. As representações produzidas pela mídia constituem saberes, experiências são vivenciadas e identidades formadas, na medida que crianças e adolescentes passam a desenvolver valores e fazer escolhas que podem ser decisivas em sua vida agora e como adultos. Várias são as pedagogias culturais que nos ensinam como TV, cinema, museus, desenhos, internet entre outras. Neste sentido, podemos notar a influência que a propaganda exerce na vida das pessoas, especialmente quando nos referimos a alimentação e à nutrição de crianças e jovens, que consomem, cada vez mais, alimentos ricos em açúcares, gorduras e sal, podendo desenvolver assim inúmeras doenças. Diante disso, o objetivo principal deste trabalho é analisar quantas e de que tipos são as reportagens sobre alimentação e sistema digestório produzidas pelo Programa Bem Estar (rede Globo de televisão) e investigar se esse constitui-se em uma Pedagogia Cultural. Foram observados programas e realizadas investigações no campo da pesquisa qualitativa, como a análise de conteúdo e a análise de mídia. A partir dos resultados, podemos constatar que o programa citou, principalmente, alimentos ricos em proteínas e carboidratos, e em relação às bebidas o leite recebeu grande destaque. Outro resultado foi o grande número de doenças mencionadas no programa como diabete, obesidade (como doença) e intolerância alimentar e a presença de muitos especialistas médicos. Avalia-se como importante se ter um programa que ensina as pessoas aprendendo temas que muitas vezes não são trabalhados nas escolas. As escolas deveriam executar programas sobre educação nutricional para que crianças e adolescentes possam adquirir bons hábitos alimentares e assim crescer e se desenvolver com saúde. A elas deveria estar associado o exemplo e as atitudes das famílias relativamente ao comportamento alimentar, especialmente das crianças, incentivando-as desde cedo a terem uma adequada nutrição.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.titleHábitos alimentares : aprendendo sobre nutrição e sistema digestório na TVpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989391pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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