Linguagem e ensino
dc.contributor.advisor | Briggmann, Arcanjo Pedro | pt_BR |
dc.contributor.author | Deler, Elisa Farias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-24T02:11:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141757 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Graduação tem como objetivo desenvolver, a partir da análise e conexão de diversas teorias de autores e filósofos renomados, uma teorização e uma reflexão que têm como proposta promover a construção de um maior conhecimento sobre o que vem a significar o ensino de língua portuguesa a partir do que se propõe como uma educação mais desenvolvida e promissora do que a que vem até hoje sendo desenvolvida nos âmbitos escolares brasileiros. A partir das reflexões e ideias de práticas realizadas em sala de aula, verifica-se a importância de uma sequência didática planejada, rica em possibilidades de relações sobre a diversidade de aspectos temáticos, estruturais e discursivos de um gênero textual específico, com intervenções provocativas dos processos de inferências, além de um ensino que vise à autonomia e a aprendizagem efetiva, que não se esvai, que é praticada, que gera curiosidade e que se coloca como elemento que conversa com o mundo e com a realidade. Afinal, aprender é aprender sobre o mundo, não importa qual seja a disciplina. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabajo de Conclusión de Graduación tiene como objetivo desarrollar, a partir del análisis y conexión de diversas teorías de autores y filósofos importantes, una teoriazación y uma reflexión que tiene como propuesta promover la construcción de un mayor conocimiento sobre como una educación más desarrollada y prometedora que la que hasta hoy ha sido desarrollada en los ambientes escolares brasileños. A partir de las reflexiones e ideas de prácticas realizadas en classe, se ve la importancia de una secuencia didáctica bien planificada, con muchas posibilidades de relaciones sobre la diversidad de aspectos temáticos, estruturales y discursivos de un género textual específico, com intervenciones provocadoras de los procesos de inferencias, además de un ensino que se direccione a la construcción de la autonomia y del aprendizaje efectivo, que no se va, que es practicado, que genera curiosidad y que es un elemento que está conectado con el mundo y con la realidad. Por fin, aprender es aprender sobre el mundo, no importa la disciplina. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | es |
dc.subject | Didática da língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Autonomía | es |
dc.subject | Mundo | es |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Lengua portuguesa | es |
dc.title | Linguagem e ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000992034 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Inglês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1206)